TELEVISÃO: Sinal Analógico será desligado em quatro meses
30/07/2018
Em Tupã, os preços dos conversores digitais variam de R$ 139,00 a R$ 159,00.
O governo federal determinou a desinstalação do sinal analógico em Tupã para o dia 28 de novembro. O município será um dos últimos a serem contemplados com essa medida no Estado de São Paulo. Os telespectadores que ainda possuem televisores em sinal analógico terão um prazo maior (cerca de quatro meses) para trocar seus aparelhos.
O professor José Carlos Magnani, voluntário do Sere-TV, explicou que os projetos para desligamento do sinal analógico foram adequados e publicados no Diário Oficial da União. "As emissoras estão com dificuldades em realizar as instalações. Mas, ainda assim, estamos na frente de várias cidades de porte grande”, afirmou.
Segundo Magnani, os telespectadores terão uma novidade, com a chegada de três novos canais digitais inaugurados pela TV Cultura, em sinal digital. "A TV Cultura terá três canais, assim como ocorre com a TV Câmara: serão os canais da TV Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), as programações da TV Cultura, e a TV Multicultura”, afirmou.
O município de Tupã possui um polo da Univesp e, segundo Magnani, a chegada da nova programação poderá auxiliar os alunos e demais telespectadores.
Com o fim das transmissões em sinal analógico, existe a conversação sobre um possível fechamento do Sere-TV (Sistema de Retransmissão de TV) em Tupã. Magnani, que já trabalhou no local, não possui estimativas em relação a isso. "Tupã já fez o que tinha para fazer nesse caso”, salientou.
Redação Diário de Tupã
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.