Secretaria de Turismo passa a atender na Rua Nhambiquaras
31/07/2018 Uma das prioridades da Secretaria é o projeto de regionalização do turismo, que integra cinco municípios: Tupã, Arco-Íris, Pompéia, Quatá e Paraguaçu Paulista.
A Secretaria Municipal de Turismo, que vinha atendendo na avenida Tamoios, junto à Biblioteca Municipal "Professor Tobias Rodrigues”, já está funcionando em novo local, na rua Nhambiquaras, 432 (antiga Casa Abrigo e posteriormente Casa Abrace).
De acordo com o secretário de Turismo e vice-prefeito Caio Aoqui, a mudança de local tem por objetivo oferecer melhor atendimento à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho à equipe da secretaria.
"A Secretaria de Turismo funcionava antes no prédio da biblioteca, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, o que acabava dificultando a realização de algumas ações, como as reuniões do projeto de regionalização do turismo e com o COMTUR-Conselho Municipal de Turismo. Com o apoio do prefeito Ricardo Raymundo, que tem todas as condições para que possamos realizar nosso trabalho, contamos agora com um novo espaço, onde temos condições de oferecer melhor atendimento à população e melhores condições para que os funcionários possam desenvolver os seus trabalhos”, afirmou Caio.
Segundo Caio, uma das prioridades da Secretaria é o projeto de regionalização do turismo, que integra cinco municípios (Tupã, Arco-Íris, Pompéia, Quatá e Paraguaçu Paulista) com objetivo de unir forças para o fortalecimento do turismo regional.
"A regionalização é um projeto do Ministério do Turismo, que incentiva a criação de circuitos regionais de turismo como instrumento de desenvolvimento de toda uma região. Em Tupã criamos o Circuito Interior, em parceira com os municípios de Arco-Íris, Pompéia, Quatá e Paraguaçu Paulista. Esse circuito já está devidamente cadastrado no Ministério do Turismo e agora estamos trabalhando na elaboração de um roteiro regional que vai reunir os atrativos turísticos dos cinco municípios envolvidos”, explicou.
Outro trabalho importante realizado pela Secretaria Municipal de Turismo é o encaminhamento dos projetos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR, antigo DADE). Para verificar o andamento dos projetos tupãenses e solucionar eventuais pendências, a equipe da prefeitura já se reuniu com os novos responsáveis pela Secretaria Estadual de Turismo, agora comandada pelo secretário Júnior Aprillanti, além do novo diretor do DADETUR, Felipe Mantovani, e a assessora do departamento estadual, Silvana Botta.
Caio explicou também que a discussão dos projetos turísticos que serão apresentados ao DADETUR tem fortalecido a parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que após mudança na legislação deixou de ser apenas consultivo para ter caráter deliberativo, passando a ter poder de decisão na definição e elaboração dos projetos.
"Com essa mudança, o Comtur, que é o órgão representativo da população nas questões relacionadas ao turismo, passou a ter o poder de decidir os projetos turísticos que serão encaminhados ao DADETUR. Essa mudança é extremamente saudável por que democratiza o processo e faz com que os projetos turísticos realmente venham de encontro com aquilo que a população quer para o turismo e como ela quer que esses recursos sejam empregados. Por isso, gostaria de agradecer a todos os membros do Comtur, presidido por Wagner Luques, que tem sido um grande parceiro e tem trabalhado com muita seriedade para o fortalecimento do turismo em Tupã. Estamos trabalhando de forma mais integrada, não só com o Comtur, mas também com a Secretaria Municipal de Planejamento, para que os projetos possam ser elaborados de acordo com os anseios da população e as exigências do DADETUR”, explicou Caio.
O secretário de Turismo ressaltou que a Pasta ainda tem desenvolvido outras ações com a finalidade fomentar o turismo para que possa ser uma fonte geradora de emprego e renda para o município e para a população. Segundo Caio, a transformação da cidade em estância turística de direito e de fato é um processo de longo prazo, onde é fundamental, além do apoio do poder público, o interesse dos empreendedores e o apoio da população.
"Durante as reuniões da APRECESP, que é a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, constatamos que a maioria das cidades que são estâncias turísticas enfrenta as mesmas dificuldades que Tupã enfrenta, que é a descrença da própria população no potencial turístico do município. Para tentar reverter esse quadro contamos com apoio do prefeito Ricardo Raymundo e de vários parceiros, como o Comtur, na realização de várias ações, como a reabertura do Posto de Informações Turísticas (PIT), a criação do site do turismo de Tupã, as atualização do inventário turístico, entre outras. Sabemos que esse é um trabalho a longo prazo, mas que tem que ser iniciado. Porque não basta apenas fazer um trabalho para que nossos atrativos turísticos tenham condições de atrair visitantes. É necessário também fazer com que a população realmente acredite que Tupã possa, gradativamente, se tornar um cidade turística”, analisou
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo podem se obtidas na rua Nhambiquaras, 432, pelo telefone 3491-5013 ou ainda pelo site www.turismotupa.com.br.