A distribuição de kits gratuitos às famílias de menor renda atendidas pelo governo federal já está acontecendo em Tupã. O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permitirá que mais de 845 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico, que acontecerá em 28 de novembro nas 395 cidades do interior de São Paulo.
A distribuição é uma ação realizada pela Seja Digital - entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de digitalização da TV no Brasil, atendendo a determinações da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Para saber se está participando da distribuição, a população deve ligar para a central telefônica gratuita 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, basta realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, que também deve ser feito no site ou central telefônica. Cada família pode escolher o ponto de retirada mais próximo à sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos.
Nos pontos de retirada disponibilizados pela entidade, os beneficiários também recebem orientação técnica sobre a instalação da antena digital e do conversor.
"As famílias devem entrar em contato com a Seja Digital o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e já realizar o agendamento. Com os equipamentos instalados, elas poderão assistir à programação da TV aberta com qualidade de imagem e som de cinema, antes mesmo do desligamento do sinal analógico”, comentou Luiz Mendes, consultor de mobilização da Seja Digital na região.
Além de Tupã, o sinal analógico de TV será desligado em outras 52 cidades da região: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Arco-Íris, Avanhandava, Balbinos, Bastos, Borborema, Cafelândia, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Gália, Garça, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Iacanga, Iacri, Ibirarema, Ibitinga, Ipaussu, Itápolis, Júlio Mesquita, Lins, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Paulistânia, Pompéia, Pongai, Promissão, Queiroz, Quintana, Reginópolis, Ribeirão do Sul, Sabino, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tabatinga, Tupã, Ubirajara, Uru e Vera Cruz. Nesses municípios, a partir de 28 de novembro, todos os televisores devem estar adaptados para receber o sinal digital. Os telespectadores devem verificar se o modelo de TV que possuem é compatível com a nova tecnologia e, caso não seja, conectá-lo a um conversor digital.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até o fim de 2018.
Assessoria