Sem saber que estava grávida, mãe dá à luz bebê prematuro de apenas 800g
19/08/2018 Menino foi transferido de Barra Bonita (SP) para UTI Neonatal da Santa Casa de Jaú entubado, mas com quadro estabilizado e tem chances de sobrevida, segundo socorrista.
O nascimento inesperado de um bebê no quinto mês de gestação mobilizou uma equipe especializada de socorro e policiais militares em Barra Bonita (SP) na manhã deste domingo (19).
O menino que recebeu o nome de Gabriel nasceu com apenas 800 gramas. A mãe da criança, Rochelle Gouveia de Messias estava com 25 semana de gestação, mas não sabia que estava grávida segundo informações passadas pela avó do menino aos socorristas.
Mãe e filho foram atendidos inicialmente no Pronto-Socorro do Hospital São José em Barra Bonita, que acionou a equipe especializada para fazer o transporte do recém-nascido para a Santa Casa de Jaú (SP).
Segundo o emergentista e paramédico, Jorge Manuel Germam, apesar de ser um caso de transporte crítico e da necessidade da equipe especializada, a equipe médica de Barra Bonita conseguiu estabilizar o bebê.
"Ele foi entubado e muito bem estabilizado, quando chegamos no hospital em Jaú estava com uma taxa de oxigênio de 100% e com batimentos cardíacos regulares.”
O paramédico ficou impressionado com o tamanho do bebê, mas acredita que ele tem chances de sobreviver.
"Agora é aguardar a evolução dele, o ganho de peso, porque apesar do pouquíssimo peso, ele cabe na palma da minha mão, é um bebê que tem chances de sobrevida”, completa.
De Barra Bonita até Jaú são 25 quilômetros e a ambulância da equipe especializada foi escoltada por policiais militares.
O bebê está internado na UTI Neonatal da Santa Casa acompanhado da avó. A mãe segue internada no hospital em Barra Bonita. Ainda não há informações sobre o estado de saúde de ambos.
O G1 entrou em contato com a Santa Casa de Jaú que informou que neste domingo não teria como passar informações sobre o caso, somente na segunda-feira por meio do setor de comunicação do hospital.
Equipe especializada em transporte de pacientes críticos fez a transferência do bebê prematuro para a Santa Casa de Jaú
Por Mariana Bonora, G1 Bauru e Marília/Foto: Germa