Amigas fazem campanha em rede social para ajudar idoso a recuperar casa perdida em incêndio, em Tupã
16/09/2018 Francisco perdeu tudo o que tinha em um incêndio em Tupã, mas, graças a uma corrente de solidariedade, está recuperando os móveis aos poucos.
Francisco Ledo Neves tem 76 anos e morava em uma casinha de um cômodo só, na zona rural de Tupã. No início de setembro, o local pegou fogo e tudo foi destruído. Só que, graças a uma corrente de solidariedade, o aposentado está conseguindo recuperar os móveis aos poucos.
"Eu coloquei a panela e fundiu o fogão. Aí começou a pegar em cima, embaixo, de todo lado. Foi um susto, porque eu olhei pra trás e tudo o que eu tinha foi destruído em coisa de meia hora", conta.
Duas amigas, Denise Romero Ayala e Janaína Santos Borges, que também moram na cidade, ficaram sabendo da situação de Francisco e resolveram pedir ajuda pelas redes sociais.
Elas postaram um vídeo mostrando o lugar onde o aposentado morava e como tudo foi perdido no incêndio. Em pouco tempo, a publicação atingiu mais de mil visualizações.
"A gente fez esse vídeo e, assim que postamos, teve muito acesso e começaram a doar. Doaram praticamente a mudança toda dele, tudo. Inclusive, doaram coisas que ele não tinha nem antes do incêndio", explica Denise.
As doações foram tantas que o quartinho da casa da Denise virou um depósito. Boa parte do que Francisco perdeu foi doada pela população de Tupã. Porém, o principal ainda está faltando.
Pela rede social, as amigas também pediram blocos e telhas para que fosse possível reconstruir a casa onde Francisco morava. Aos poucos, alguns materiais estão sendo recebidos.
"O material de construção é muito necessário. Ainda falta muita coisa para que possamos reconstruir a casa para ele. Como é um senhorzinho de idade, a gente se sensibiliza muito", comenta Janaína.
O aposentado acompanha todo o processo das doações e da construção do imóvel. Ele diz estar muito feliz com a ajuda que têm recebido de todos os lados.
"Eles estão fazendo de livre vontade, o que pode e até o que não pode. Fico feliz com a ajuda de todo mundo", agradece.
Francisco perdeu tudo o que tinha em um incêndio no início de setembro em TupãIncêndio destruiu a casa de apenas um cômodo em meia hora.