Desde o início desta semana, câmeras de monitoramento já auxiliam a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que fiscaliza o descarte irregular de resíduos e entulho em vias públicas. As câmeras, aliadas às placas de alerta quanto ao descarte inadequado, têm objetivo de auxiliar no trabalho de educação e conscientização ambiental dos moradores.
As imagens serão descarregadas ao final do período de monitoramento de cada dia, na sede da secretaria e posteriormente analisadas para identificar possíveis irregularidades. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, o monitoramento será feito em diversos pontos, todos os dias da semana, incluindo aos domingos.
Vale lembrar ainda que a medida atende à indicação de nº 259/2018 do vereador pastor Eliezer, que solicitou que a prefeitura realizasse ações com objetivo de promover educação ambiental no município. Conforme previsto na Lei Municipal n° 4.689 de 15 de abril de 2014 (que proíbe o despejo ou depósito de lixo ou entulho em locais inadequados), o indivíduo que for flagrado deixando lixo em locais incorretos, poderá ser multado no valor de 15 UFM’s (equivalente a cerca de R$ 1077). Além disso, o ato pode acarretar até mesmo detenção.
"As câmeras ficarão localizadas em pontos diversos do município, conforme cronograma estabelecido pela secretaria e que estrategicamente não será divulgado. Esta é uma medida que irá ajudar a conscientizar a população sobre a prática da educação ambiental em nosso município”, disse o secretário.
Conscientização
O município de Tupã conta com pontos específicos para descarte de resíduos nas estradas, como as gaiolas de lixo. A coleta de lixo orgânico em estradas e vicinais é feita regularmente. Além disso, a coleta de lixo reciclável e orgânico nas zonas urbana acontece todos os dias, cada dia em um bairro diferente.
Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está conscientizando a população para que faça o descarte de seu lixo corretamente. "Temos coleta orgânica, seletiva, de galhos, recebimento de animais mortos e todo tipo de descarte, mas ainda existem pessoas que descartam seu lixo Incorretamente”, finalizou Anderson. Para saber mais sobre a coleta de lixo no município, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone (14) 3496 3346.
Legenda (4 e 2) Secretário Anderson Pereira testa câmara para monitorar descarte indevido de lixo
Assessoria
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.