pref saude

O retorno do Encontro de Aeromodelismo da Estância Turística de Tupã é mais uma das atrações que chamou a atenção do público em meio ao calendário de atividades na comemoração dos 89 anos do município. Realizado pela prefeitura e pela Associação Tupãense de Aeromodelismo (ATA), após cerca de 10 anos, o encontro voltou a ocorrer entre sábado (20) e domingo (21) e relembrou grandes momentos da modalidade em Tupã, que no passado era conhecida como Capital do Aeromodelismo e sediava encontros nacionais. Além de moradores de Tupã, participaram do encontro as cidades de Bastos, Parapuã, Herculândia, Assis, Rinópolis, Marília, Birigui, Araçatuba, São José do Rio Preto, Nova Odessa, Campo Grande, Duartina, Garça, Bauru e Votuporanga. Com 270 metros de extensão e caracterizada como a maior em toda a América Latina, a pista de aeromodelismo foi palco de gincanas aéreas e manobras como Torque Roll; Looping; Roll 4 tempos, HammerHead; Voo de Faça e Voo de Dorso, além da tradicional prova de Caça a Raposa, em que um avião decola levando uma fita e vários outros voam atrás com o objetivo de cortar a fita. Contribuindo com o sucesso do evento, a população pôde aproveitar Food Trucks, camping para acampamento e apreciar voos em 3D com drone. Em uma ação solidária, a ATA arrecadou cerca de 250 kg de alimentos que serão destinados a uma das entidades do município. Vale lembrar que o aeromodelismo é a arte de planejar e edificar aeromodelos - miniaturas de aeronaves utilizadas com objetivos experimentais, esportivos ou recreativos. A atividade envolve uma manipulação e manobra destes objetos de pequena dimensão, como aviões, balões, foguetes, entre outros construídos por aeromodelistas.

Evento de aeromodelismo aconteceu no último fim de semana, em Tupã.
Depoimentos Eduardo Bernardino, morador e empresário em Tupã, relembrou que a ATA existe desde a década de 70. "Começamos a modalidade com aviões de cabo, depois evoluímos para os de controle e hoje em dia temos toda essa maravilha que pudemos ver, com motores elétricos, etc”, disse. "Tupã tinha produtores que exportavam aeromodelos para os Estados Unidos. Com o tempo as fábricas deixaram de existir e a prática parou. O último evento que tivemos foi em 2003, vieram pilotos de toda a America Latina. É uma alegria para nós retomarmos tudo isso”, acrescentou Bernardino.
Portador de AME (Amiotrofia Muscular Espinhal) Charles Wellington Alves (foto) falou sobre a sua experiência participando do Encontro de Aeromodelismo e na fabricação de aeromodelos. "Foi muito bom prestigiar este evento e uma alegria ver a reativação desta pista. Tupã tem uma estrutura tão grande e tão boa e precisa ser mais utilizada. Nós produzimos diversos modelos, que estiveram expostos durante o evento. Eles atendem desde os iniciantes até os aeromodelistas mais profissionais”, contou Charles. Para Alessandro Neves, um dos membros da ATA e da comissão organizadora do evento, o Encontro de Aeromodelismo marca a retomada de um sonho. "Foi uma satisfação imensa retomar essa modalidade. Nos dias que antecederam o encontro, a ansiedade era tanta que nós da organização nem conseguíamos dormir”, contou. "Sem dúvidas tudo foi um sucesso e a expectativa é que em 2019 seja melhor ainda”, completou Alessandro. Cabe ressaltar que a retomada do aeromodelismo em Tupã também tem apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador Gilberto Neves Cruz (capitão Neves). "Foi muito satisfatório colaborar para a realização deste sonho. Fomos contagiados pela empolgação da equipe da ATA para fazer o evento que tanto alegrou nossa cidade em seus 89 anos. Agradeço ao prefeito Ricardo Raymundo que não mediu esforços para nos apoiar”, disse. Já o prefeito Ricardo Raymundo destacou que a prefeitura oferecerá todo o suporte necessário para que os Encontros de Aeromodelismo voltem a ser prática constante no município. "O encontro mostrou como a população admira o aeromodelismo. Queremos sempre oferecer condições para que eventos como este sejam mais frequentes. Parabéns a toda a comissão organizadora, aos nossos secretários envolvidos e à Câmara Municipal, por não medirem esforços em participar da concretização deste sonho”, finalizou o prefeito.
Associação Tupãense de Aeromodelismo De acordo com o presidente da ATA, Fernando Santos Soares (foto), mais conhecido como "Reko”, os aeromodelistas se reúnem semanalmente aos sábados, após as 14 horas, na pista que fica ao lado do CTA da CAMAP. "Todos os interessados em praticar conosco são bem-vindos, basta comparecer ao local”, ressaltou. Mais informações podem ser obtidas com os representantes da Associação Tupãense de Aeromodelismo (ATA) ou pelos telefones (14) 99608-6770, (14) 99600-3972; (14) 99713-2244.

Assessoria

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram