A Prefeitura de Avaí (SP) admitiu que utiliza uma área destinada para o descarte de restos de construção civil, como entulho e galhos de árvores, para fazer o transbordo do lixo orgânico.
O local fica na estrada vicinal que liga a cidade ao distrito de Nogueira. A denúncia foi feita por moradores, que fizeram imagens de caminhões da prefeitura fazendo o descarte de lixo comum, o que não é permitido na área.
O encarregado da prefeitura, Vanderlei Forti, admitiu que é feito uma espécie de "transbordo eventual” no local.
Consultada sobre a situação, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) explicou que "Avaí leva os resíduos diretamente para aterro privado, em outro município, sem a necessidade de transbordo prévio". Ainda em nota, o órgão afirmou que, caso esteja fazendo o transbordo no município, "a situação estará irregular, visto que não possui área licenciada para tal".
Avaí não possui aterro de orgânico e até pouco tempo levava o lixo comum para o aterro de Pirajuí, que apresentou esgotamento. Desde então, o lixo da cidade é levado para o aterro em Piratininga.
Como a prefeitura tem apenas um caminhão para fazer a coleta de toda a cidade, algumas vezes não é possível levar todo o lixo para Piratininga e o descarte é feito na área irregular para o serviço. No dia seguinte, a prefeitura envia o material para o aterro.
A administração municipal alega ainda que o recente aumento na quantidade de lixo orgânico obriga que parte da coleta seja deixada na área e depois levada ao aterro.
"Chegaram duas fábricas em Avaí e o lixo aumentou. Só temos um caminhão e, às vezes, a gente descarta um pouquinho aqui, mas já no dia seguinte carregamos e levamos para Piratininga. Mas isso é eventual”, garantiu Vanderlei Forti.
Moradores da cidade utilizam o local para o descarte de entulho e restos de construção — Foto: TV TEM/Reprodução
Além da ação irregular da prefeitura, alguns moradores aproveitam para também fazer o descarte de lixo comum na área destinada a entulho e galhos.
A reportagem da TV TEM flagrou uma grande quantidade de lixo irregular no local, como saquinhos plástico, frutas estragadas, pneus, sofás e colchões.
G1
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.