A Prefeitura de Marília (SP) contratou, de forma emergencial, uma empresa para prestar os serviços de transbordo, transporte e destinação final do lixo coletado na cidade. O serviço está suspenso desde a última quarta-feira (12) e, segundo a prefeitura, o serviço deve começar nesta quarta-feira (19).
A licitação emergencial foi publicada no Diário Oficial de sábado (15). O serviço será prestado ela Peralta Ambiental Importação e Exportação Ltda. A empresa também ficará responsável pela coleta do lixo em cerca de 40% da cidade.
Essa empresa foi investigada em 2016 pelo Tribunal de Contas do Estado por causa de um contrato irregular de prestação de serviços com a Prefeitura de Santo André.
A TV TEM entrou em contato com a prefeitura de Marília, que não quis se manifestar sobre as irregularidades da nova empresa. O órgão apenas informou que o valor do novo contrato será 10% mais barato que o anterior.
Desde o rompimento do antigo contrato, na última quarta-feira (12), toda a coleta diária, cerca de 230 toneladas, é despejada na área de transbordo.
Segundo a Cetesb, o lixo deve ser deixado nesse local apenas um dia, até que seja levado para o aterro. Por isso, os fiscais da companhia notificaram a prefeitura da cidade para que a situação seja regulalizada, por causa dos riscos ao meio ambiente.
G1
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.