Será lido e encaminhado às comissões da Câmara Municipal durante a sessão que será realizada na noite desta segunda-feira (07), o projeto de lei complementar 05/2016, de autoria do prefeito Manoel Gaspar, que prevê a criação de 110 vagas para os cargos de auxiliar de desenvolvimento infantil (ADI), na Secretaria Municipal de Educação, que hoje conta com 95 desses profissionais.
O prefeito Manoel Gaspar explicou que a prefeitura irá construir creches localizadas no Jardim Marabá, Jardim Vista Alegre e Parque Universitário, e que executa obras nas creches "Almerinda Ramos Souza Leão" e "Manoel Campos Ruiz", para ampliar o atendimento.
Segundo o texto do projeto, esse novo quadro de funcionários "elastecerá o universo de crianças atendidas nesses equipamentos sociais tão relevantes" que, consequentemente, precisarão de novos funcionários.
Hoje, cada unidade educacional possui jornada de trabalho de 12 horas ininterruptas, "havendo que considerar a quantidade de crianças divididas pelo número de adultos sugerido no módulo e multiplicado por 1.5, que corresponde a um turno e meio de trabalho", explica o texto da lei.
O projeto destaca que a educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, ampliando-lhe as experiências pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. "Dadas as particularidades do desenvolvimento da criança de zero a cinco anos, a educação infantil cumpre duas funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar".
De acordo com Manoel Gaspar, a prefeitura não conta com número suficiente de cargos para atender a demanda futura em regime de tempo integral. "Surgindo impostergável a criação de novos 110 cargos de auxiliar de desenvolvimento infantil, providência que se tem como timbradas pela urgência, vez que os agentes a serem recrutados atuarão nas creches, atendendo crianças de 0 a 3 anos", afirmou.
Caso o projeto de lei seja aprovado, as contratações serão feitas mediante concurso público.
Redação TupaCity.com
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.