Há quase seis anos parado, prefeitura busca alternativas para retomar obras do Parque ecológico
25/01/2019 Proposta era iniciar o novo projeto após a inauguração da Praça do Estádio, na Avenida Tamoios. Vale lembrar que a Praça do Estádio foi inaugurada no dia 1º de novembro.
Desde o mês de fevereiro de 2013 a Prefeitura de Tupã busca uma alternativa para retomar as obras do Parque Ecológico, que continuam paralisadas na baixada da Avenida Tamoios.
A falta de recursos da prefeitura impede o poder público de adquirir os materiais necessários para a conclusão das obras. A demora na execução do projeto fez a prefeitura, inclusive, rescindir, amigavelmente, o contrato com a antiga empreiteira, a S.E.S Finocchio.
A secretária Municipal de Planejamento, Brenda Larissa Alves, disse que a prefeitura está realizando uma licitação para compra dos materiais. "Será finalizada a pista de skate, calçada e quiosques”, afirmou.
Apesar de várias tentativas, a prefeitura ainda não tem previsão de quando deverá retomar as obras. A proposta inicial era iniciar o novo projeto após a inauguração da Praça do Estádio, na Avenida Tamoios. Vale lembrar que a Praça do Estádio foi inaugurada no dia 1º de novembro.
A prefeitura fez um levantamento dos materiais que precisam ser adquiridos para retomar as obras do Parque Ecológico. Para retomar os trabalhos no local, a prefeitura terá que licitar a compra do concreto e concluir serviços necessários para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Vale lembrar que a prefeitura terá que dar funcionalidade ao projeto, antes que perca os recursos reservados pelo governo federal.
A prefeitura estima que os recursos disponibilizados pela União sejam de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
O projeto inicial previa a construção de um espaço de 66.598,40 metros quadrados, contendo passarela de madeira, pista de caminhada, calçamento com proteção para pedestres, 16 quiosques com área coberta de 13,92 metros quadrados, para uso e lazer da população; quiosque que será usado como praça de alimentação, com 247,04 metros quadrados; pista de skate, 2 portais, um principal e outro secundário, área de playground e sanitários. Devido a crise econômica que atinge os cofres da prefeitura, a previsão da administração era reduzir o tamanho do projeto, mas não se sabe se isso foi feito.
Depois de construídos os quiosques do Parque Ecológico, a prefeitura abrirá licitação para oferecer o uso dos espaços a empresários interessados em comercializar seus produtos.
Após concluir as obras do Parque Ecológico, a prefeitura pretende retomar a construção do "Espaço das Artes”, na Avenida Tamoios. Mas em nenhum caso existe prazo definido para que isso aconteça.