O sonho de conquistar o imóvel próprio pode ser considerado como um desejo de boa parte dos brasileiros, que lutam anos para poupar suas economias e se realizar com o investimento. A correria com a documentação talvez seja a que mais preocupa a população, mas uma lei federal antiga pode ajudar muitos que terão, pela primeira vez, a oportunidade de ter um imóvel.
De número 6.015/73, a propositura garante desconto de até 50% nos registros e escrituras do primeiro empreendimento que for adquirido por meio do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Esse desconto é obrigatório e o cartório deve informar assim que for atender o consumidor, já que nem todos estão cientes do benefício.
Assim como consta na lei federal, a intenção do desconto de 50% nos registros e na escritura do primeiro imóvel é a de incentivar a aquisição imobiliária, bem como a regulamentação correta dos documentos. Vale lembrar, no entanto, que a compra deve ser a primeira por meio do comprador, que não poderá possuir outra residência em seu nome. Para que seja aplicado, o contratante deve utilizar o Sistema Financeiro de Habitação e deixar claro que caso o contratante pague pela documentação sem recorrer ao benefício, não haverá a possibilidade de reembolso mais tarde.
O informe do benefício é como se fosse obrigatório, principalmente por se tratar de uma medida que a população deve receber, já que nem todos sabem. A premissa principal é de que seja a primeira residência e que o comprador assine um termo de compromisso garantindo que não há outros imóveis, não havendo necessidade de demais documentos.
O registro tem preços que variam conforme o valor da casa, e a entrega do documento ocorre em até 10 dias úteis.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis classifica os cartórios como "muito confiáveis”, já que possuem o hábito e dever para com o cidadão de esclarecer e auxiliar no momento de receber o desconto. As imobiliárias também possuem essa obrigação de informar os seus clientes, para que haja transparência no ato da compra.
jornal Diário
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.