Santa catarina

Nesta terça-feira (02), dia em que se comemorou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Tupã realizou entrega simbólica do Cartão de Identificação do Autista (CIA), destinado para pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de agora, a Secretaria de Assistência Social está disponível para receber os responsáveis por portadores do Espectro Autista, para a solicitação do cartão. "É com muita alegria e satisfação que este trabalho começa a ser feito. Quero agradecer a todos e dizer que o cartão vai ajudar a garantir a aplicação de todos os direitos que eles têm”, conta a secretaria de assistência social Leusia. Segundo o vereador Capitão Neves (foto), autor indicação nº 100/2019, que solicita que se crie em Tupã, um documento nacional de identidade que informe a condição da pessoa com deficiência, a conquista é importante para que políticas públicas sejam feitas em prol desta população.

"O CIA garante direitos de acessibilidade para pessoas que se encaixam no espectro, além de contribuir para o censo, identificando a quantidade e incluir essas pessoas na comunidade”, comemorou o vereador. A Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT), também está engajada na ação. Dirceu Michelan, presidente da ACIT, conta que as empresas tomaram a iniciativa de encaminhar aos associados um comunicado sobre a obrigatoriedade do tratamento diferenciado aos autistas. "É uma forma de inseri-los na comunidade e garantir que os estabelecimentos assegurem os direitos deles”, afirmou. Rúbia Maldonado é mãe de Miguel Maldonado, que tem 11 anos e possui o TEA. Ela falou sobre o filho e sobre a importância do CIA. "O diagnóstico do Miguel foi tardio, mas por conta das terapias ocupacionais, acompanhamento psicológico e a atividade física, hoje o grau dele é leve. Só quem acompanha uma pessoa que tem o transtorno, sabe das dificuldades e da importância de políticas públicas”, concluiu. O prefeito José Ricardo Raymundo, destacou a importância da inclusão social. "A inclusão tem que existir para propiciar melhores condições de vida a todos. Os autistas levam uma vida normal e devem ser respeitados e ter garantidos todos os seus direitos”, finalizou. Para conseguir o Cartão de Identificação do Autista é necessário apresentar um relatório médico que confirme o diagnóstico, documentos pessoais do autista e dos responsáveis e também um comprovante de residência atualizado. Todos os documentos devem ser originais juntamente com fotocópia. Vale ressaltar que o Cartão de Identificação do Autista é valido por cinco anos e sua renovação deve ser feita por meio da atualização do cadastro.
Entrega do Cartão de Identificação do Autista aconteceu nesta terça.
Semana de Inclusão Social A 1ª Semana Cultural e Esportiva de Inclusão Social vem sendo realizada desde o dia 1° de abril e vai até o 5, desenvolvida pela GITEA (Grupo Infinito Transtorno do Espectro do Autismo) e Secretaria Municipal de Cultura. O tema do evento é "Conheça... Abrace. Juntos pela inclusão!”, contando com variadas atrações, como por exemplo, apresentações, palestras e atividades temáticas, incentivando a inclusão dessas pessoas na sociedade. O evento tem apoio da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Assistência Social, APAE, Centro Acadêmico Nove de Novembro (UNESP), APEDET (Associação dos Deficientes Físicos de Tupã), Associação Síndrome de Down e MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil).

Assessoria

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram