Santa catarina

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Tupã e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizaram a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no anfiteatro do Instituto Federal, na última quinta (04). O evento teve como tema "Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Na programação, houve o pronunciamento de autoridades e apresentação do coral do UNATI "Vozes da Experiência”. Com a presença da assistente social e pós-doutoranda Fernanda dos Santos Varandas, diversos eixos temáticos foram discutidos, com a finalidade de integrar mais avanços em prol dos idosos do município, assegurar direitos, defender políticas públicas em diversos setores e conhecer também a opinião dos presentes. A secretária municipal de Assistência Social, Leusia Flávia Pires Romano, destacou que o debate é fundamental para desenvolver ações e fortalecer vínculos. "Com a Conferência, podemos fazer reflexões e planejar ações para o futuro. Diante dos eixos apresentados são levantadas propostas e diante dessas propostas, as que já se adequarem ao nosso município tem um tempo para implantação e essas ideias são levadas a nível estadual e federal. Temos mais de 11 mil idosos em Tupã”, frisou. O Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Nilton José dos Santos, enfatizou a participação do público e o proveito da Conferência. "Ainda temos algumas deficiências e com a Conferência podemos analisar e aprimorar diversos pontos, garantindo direitos e valorizando a pessoa idosa. É muito gratificante ver esta realização”, disse.

Representando o legislativo, esteve presente o vereador Capitão Neves (foto) que foi o autor da indicação nº 180/2018 para crianção do Fundo Municipal do Idoso. "Foi uma conferência de extrema importância, pois envolveu as políticas públicas que são essenciais para assegurar que exista a transformação social, garantindo assim, a inserção da pessoa idosa", afirma o Vereador Capitão Neves.
Autoridades estiveram reunidas para discutir direitos dos idosos.
Algumas das propostas municipais da 1ª Conferência da Pessoa Idosa Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas Proposta: Garantia de publicização utilizando todos os meios disponíveis, bem como, acesso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde. Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana Proposta: Mobilizar e criar parcerias nas escolas de ensino fundamental I e II, ensino médio e faculdades, ações semanais de conscientização em relação ao envelhecimento, respeito e valorização da pessoa idosa priorizando ações intergeracionais. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa Proposta: Maior divulgação do disque 100 e os demais canais de defesa de direitos. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas publicas Proposta: Ampliação da divulgação das reuniões do Conselho Municipal do Idoso.
Grande público prestigiou 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Assessoria

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram