Município de Quintana entra na Justiça para antecipar vacina contra gripe
12/04/2016 Ação em Quintana pede para que os 6,5 mil moradores sejam imunizados. Duas suspeitas de morte por H1N1 são investigadas na cidade.
O prefeito de Quintana, Fernando Itapuã (foto), entrou na Justiça para garantir que todos os moradores da cidade recebam a vacina contra a gripe e não apenas os que fazem parte dos grupos de risco.
A ação pede também que a campanha de vacinação, que deve começar em 30 de abril, seja antecipada. "Que sejam atencipado o mais urgente possível, de imediato e que esteja disponível para toda a população e não só o grupo de risco", afirma o prefeito.
Quintana tem 6,5 mil moradores e a maioria está preocupada com os casos de gripe. No fim de semana, uma criança de 12 anos e um homem de 32, morreram com os sintomas do vírus H1N1.
O aumento dos casos suspeitos provocou uma corrida aos postos de saúde. "Se não tivesse caso nenhum, tudo bem, mas com os casos dá muito medo", ressalta o aposentado Marcílio Folk Angelo. "Assim que a vacina sair tem que tomar, porque não tem nem para comprar", completa a aposentada Rosa Iria.
Quem tem condições está viajando até Marília para tentar comprar a vacina. Em uma clínica particular, a fila dobrou o quarteirão. "Não dá para gente aguardar muito tempo, tem que previnir as crianças logo", conta a secretária Alexandra Aparecida Batista.
Em Marília, a fila dos pacientes começa do lado de fora do Pronto-Socorro. A maioria com sintomas de gripe. "Eu não sei nem mais o que fazer com meu filho, ele foi para escolinha e a diretora pediu para voltar porque tem outras crianças também com o sintoma e ele também não pode ficar lá", conta esteticista Maria aparecida Bizachi.
São quatro mortes confirmadas por H1N1 na região Centro-Oeste Paulista - duas em Botucatu, uma em Jaú e uma Tupã. Neste ano, o vírus chegou antes da campanha nacional de vacinação, que normalmente é em maio. Por isso ela foi antecipada para o dia 30 de abril.
O médico Carlos Rodrigues, especialista em saúde pública, esclarece que não é preciso ter pânico, já que a gripe pode ser prevenida com cuidados do dia a dia. "Não participar de grandes aglomerações, porque nesses locais é impossível evitar o contato, lavar bem as mãos e sempre, e evitar passar as mãos nos olhos e mucosas. Outro cuidado e quando espirrar não usar a mão para tampar, procure usar o antebraço assim evita de tocar em outra pessoa, ao cumprimentar, por exemplo, com a mão suja ", explica.