Tupã tem o agronegócio como uma de suas principais fontes de renda. E parte das principais riquezas do município passa pelas estradas rurais, que hoje se encontram deficitárias para o tráfego de veículos e escoamento dos produtos.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tupã possui cerca de 500 quilômetros de estradas rurais, sendo que muitas ainda precisam de melhorias para facilitar a vida dos proprietários rurais e melhorar a logística do setor agropecuário.
Um dos projetos que poderiam ter continuidade para amenizar parte desse problema é o "Melhor Caminho”, que pertence ao governo estadual.
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o "Zé Vinagre”, disse que o governo estadual suspendeu o programa devido às remodelações ocorridas na Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo). "Conversei com o Ricardo (prefeito cassado) e ele disse que o governo estadual não estava mais liberando o projeto”, afirmou.
"Zé Vinagre” disse que pelo menos três locais poderiam receber os serviços: a estrada do Moinho, em uma extensão de 5 quilômetros; a da Fazenda São Paulo, sentido município de Queiroz; e o Balneário Sete de Setembro, que dá acesso ao aterro de galhos, no Bairro Dom Quixote. "A prefeitura tenta implantar o aterro no local, e esse projeto iria nos ajudar muito”, afirmou.
O projeto é realizado com gabiões, "bigodes” e curvas de nível que facilitam o escoamento de água nas propriedades rurais. As estradas rurais também recebem melhorias com a implantação de "camaleõs" em uma camada de 10 centímetros de pedras que se espalham pelas laterais da rodovia para faciliar o tráfego de veículos. "É um serviço fácil de conservar, que não precisaria nem de asfalto”, ressaltou o secretário.
Vale lembrar que o então prefeito Waldemir Lopes (PSDB) conseguiu com o governo estadual recursos de aproximadamente R$ 380 mil para execução do projeto em Tupã. Mas por não conseguir executar as obras, a Prefeitura de Tupã, na gestão do então prefeito Manoel Gaspar (MDB), teve que devolver os recursos ao governo estadual.
Jornal Diário
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.