CCZ busca veículo para fazer transporte de animais
05/07/2019 Prefeitura solicitou o veículo para dar mais comodidade ao transporte dos animais diagnosticados com a doença. Hoje, o recolhimento é feito com um veículo de carroceria aberta.
A Prefeitura de Tupã pretende comprar por R$ 64.750,00 um veículo (modelo furgão) para recolhimento de cães diagnosticados com leishmaniose. O veículo tornará mais fácil o encaminhamento desses animais para a eutanásia.
O responsável pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Robison Luís Pereira, disse que o setor solicitou o veículo para dar mais comodidade ao transporte dos animais diagnosticados com a doença. Hoje, o recolhimento é feito com um veículo de carroceria aberta. "Devido às condições climáticas que temos, com muito sol e até mesmo chuva, o animal não pode ser carregado de qualquer jeito”, afirmou.,
Pereira disse que o veículo de carroceria fechada será utilizado para o bem-estar do animal. "Mas ainda não tivemos retorno da compra definitiva. Está em licitação”, disse.
O responsável pelo CCZ disse que o serviço não acontecerá como se fosse a antiga "carrocinha”, com a captura de cães pelas ruas da cidade.
Esse serviço já é feito com o recolhimento dos animais com casos positivos de leishmaniose para fazer eutanásia. Eles são levados para o Centro de Zoonoses e, após isso, é feita a eutanásia desses animais”, disse.
"Não é para recolhimento igual carrocinha. É só para dar mais comodidade para o animal que será levado para o CCZ. Ele será levado em um veículo fechado, para não sofrer com a ação do tempo”, concluiu.
Vale lembrar que neste ano o município já registrou pelo menos 105 casos de leishmaniose confirmados em animais e três casos positivos em humanos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
CCZ busca veículo para fazer transporte de animais