A Secretaria Municipal de Educação iniciou no ultimo sábado (23), o curso sobre o "Método Teacch", que está sendo ministrado pela professora, Doutora em Educação Especial, Fabiana Sayuri Sameshima. O curso, oferecido a 80 professores, tem atendido às expectativas dos educadores e visa aprimorar as práticas de ensino.
Segundo a secretária municipal de Educação, Luciana Leal, o objetivo da formação é oferecer mais informações sobre o "Método Teacch", a fim de aprimorar a implantação na rede municipal de ensino. O curso visa ainda auxiliar os professores a oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem aos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculados na rede municipal.
"Geralmente, as áreas que mais necessitam de atenção dos professores são os procedimentos visuais e a memorização de rotinas e interesses especiais. O método serve para auxiliar o professor a encontrar as diferenças e dificuldades dos alunos para tornar a aprendizagem mais significativa. Eles vão substituir a lógica disciplinar pela lógica interdisciplinar, além de buscar novos e diversificados procedimentos em favor da aprendizagem dos alunos", conta.
De acordo com Luciana, o projeto esta sendo desenvolvido com professores da rede municipal de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Segundo ela, o método "Teacch" é uma intervenção que por meio de materiais e atividades e organização de espaço, permite aos alunos criar mentalmente suas próprias estratégias.
"Esse método possibilita às crianças a transformação de estruturas internas em estratégias, e mais tarde, fazer com quem os alunos tenham boa desenvoltura fora da sala de aula, aproximando-os de lugares menos estruturados", afirmou.
Os professores da rede municipal disseram estar empolgados com o método e com a aplicação do curso nas salas de aula, e afirmam que o projeto irá ajudar a compreender melhor o funcionamento e as dificuldades de cada aluno.
"O curso de formação de professores sobre o ‘Método Teacch’ está sendo um curso dinâmico, objetivo, claro e extremamente proveitoso. É uma formação esclarecedora que busca nos orientar, ajudar, auxiliar e contribuir efetivamente para a nossa prática, tanto pessoal quanto profissional", relata a professora Camila Cristina Ribeiro.
De acordo com ela, o curso além de auxiliar nos procedimentos e adequações curriculares, possibilita identificar as dificuldades e habilidades de cada aluno, ajudando assim, no ensino de cada um.
"Nós estamos seguindo o passo a passo até a elaboração de uma proposta de organização do trabalho a ser desenvolvido, isso nos proporcionará possibilidades de avanços, e ainda desenvolver criatividades para tornar as aulas mais interessantes, além de direcionar meu trabalho em sala de aula com mais segurança e objetividade", afirma.
Segundo as professoras Cláudia Roso Galego e Rosana Alexandre, o curso está sendo enriquecedor para a formação dos professores e também uma ótima oportunidade de agregar conhecimentos para a vida pessoal.
"Estamos tendo a oportunidade de obter novos conhecimentos em relação ao ‘Teacch’, esses conhecimentos são importantes para a nossa prática pedagógica em relação a diferentes métodos usados em sala de aula. Acreditamos que o curso nos ajudará a entender melhor a criança com autismo e também a trabalhar a alfabetização com essas crianças sem prejudicar o desenvolvimento pedagógico delas", relatam.
A professora Jhecy Aono contou que o curso oferecido pela Prefeitura trouxe boas impressões e ainda elogiou a ministrante do curso e o método. "O curso desde o início me trouxe boas impressões. No primeiro encontro, a professora Fabiana nos apresentou novas características que desconhecíamos. A professora foi muito atenciosa, interagindo com o grupo e solucionando os problemas e as dúvidas. Considero que o tema do curso é muito apropriado e acredito que será muito útil e relevante para nós professores", finaliza.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.