drenagem

O prefeito Manoel Gaspar realiza nesta sexta-feira (29) a partir das 17h30, a inauguração da via que interliga o prolongamento da rua Caingangs ao 3º Distrito Industrial. A entrega da obra também será marcada pela homenagem ao comerciante e agropecuarista Geraldo Pinatto, que dará nome à nova rua. A via que dá acesso a várias propriedades rurais e também recebe um grande volume de veículos de pessoas que trabalham no 3º Distrito Industrial recebeu uma série de melhorias, que garantirá maior segurança para quem passa pelo local. As obras, que foram realizadas em parceria entre as secretarias municipais de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, foram viabilizadas com recursos do governo estadual, viabilizadas pelo vereador Josias "Mangolo" Gomes do Nascimento. De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Claudemir Navarro Júnior, as melhorias realizadas no local foram baseadas no programa "Melhor Caminho", do Governo Estadual, e incluíram a derrubada de barrancos e a regularização e alargamento do leito carroçável. Já o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José "Vinagre" Rodrigues, destacou que a prefeitura também executou várias obras complementares para garantir a manutenção da via, como captação das águas das chuvas pluviais para as curvas de nível e caixas secas, além de colocação de pedra brita , reduzindo o volume de lama nos períodos de chuva e dos areião nos períodos de seca. Já o vereador Danilo Aguillar, que na época comandou os trabalhos como secretário de Obras, destacou o grande alcance da obra, que beneficiará o grande volume de pessoas que fazem uso da via. Além, de ajudar eliminar os problemas causados pela lama e pelos areiões, o alargamento também da via também possibilitou o tráfego de dois veículos simultâneos, garantindo maior agilidade e segurança aos usuários. O prefeito Manoel Gaspar convidou toda população para a inauguração e destacou que o objetivo da prefeitura é realizar ações que possam melhorar a qualidade de vida da população. "A melhoria dessa via vem de encontro com o objetivo da administração, que realizar ações que possam resultar em benefícios e melhorias para os tupãenses", finalizou.

"Geraldo Pinatto" Além de contribuir para a melhoria das condições de trafegabilidade e segurança aos usuários da via, a prefeitura aproveitará a inauguração para prestar uma justa homenagem ao comerciante e agropecuarista Geraldo Pinatto.
A homenagem foi proposta pelo vereador Valdir de Oliveira Mendes, em reconhecimento ao legado deixado pelo homenageado, que muito contribuiu para o desenvolvimento do município Segundo o parlamentar, Geraldo Pinatto, filho de Florindo Pinatto e Amábile Franceschi, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1930, em Santa Amélia/SP, onde viveu parte de sua infância. De uma família numerosa com nove irmãos não teve oportunidade de frequentar a escola, pois as dificuldades eram grandes. Ele trabalhou como empregado em fazendas de café na região de São José do Rio Preto até março de 1952, quando veio para a cidade de Tupã, onde dois de seus irmãos procuravam se estabelecer. Geraldo se casou com a Maria Antoniassi no dia 6 de setembro de 1952 e a trouxe para a cidade, onde construíram suas vidas. Montou seu próprio negócio, um armazém de secos e molhados, localizado na rua Caingangs, 1.570 em sociedade com os irmãos Olívio e Ângelo. Apesar de não ter tido oportunidade de estudar mostrou grande talento para os negócios. Dois anos depois, seu irmão Ângelo resolveu seguir outros caminhos, e a sociedade então passou a pertencer a Geraldo e a seu irmão Olívio. O armazém atendia a região da Vila Tupã Mirim, além de proprietários e empregados de propriedades rurais da região. De acordo com Valdir, apesar de pequeno, o estabelecimento de aproximadamente 60 metros quadrados de área, concorria com outros de maior porte como máquinas de arroz e a antiga Casa Moreira, que atendia toda a região. Por 20 anos Geraldo e Olívio se dedicaram a essa tarefa, e com muito esforço, trabalho e economia foram adquirindo propriedades rurais na região. Seu irmão mais velho e sócio Olívio ficou cuidando das propriedades rurais, e ele do comércio que já estava consolidado. No ano de 1972 passaram a cuidar somente das propriedades rurais e se desfazendo do comércio. Ainda de acordo com o vereador, na atividade agrícola, Geraldo, junto com o irmão, se destacou como grandes produtores de café e mais tarde também passou a investir na pecuária. Geraldo teve quatro filhos, Florindo Pinatto Neto, Aparecida de Lourdes Pinatto Gaspar, Maristela Antoniassi Pinatto Castiliani e Delnice Amábile Pinatto, que exercem suas funções no município. Florindo hoje possui com seu filho uma pequena empresa de comércio de amendoim já em expansão. Já Aparecida e seu marido José Gaspar são proprietários do "Varejão Gaspar", dando assim continuidade ao trabalho iniciado pelo pai. As outras duas filhas, Maristela e Delnice, fazem parte da área da educação, sendo a primeira professora e a segunda supervisora de ensino. Geraldo faleceu no dia 26 de setembro de 2013, deixando além dos quatro filhos, nove netos e cinco bisnetos. "Pessoa de muita garra, de uma honestidade e generosidade impar, Geraldo Pinatto contribuiu muito para o desenvolvimento de Tupã e essa homenagem marca o reconhecimento da população tupãense por tudo que ele fez por nossa cidade", elogiou Valdir.

Assessoria

unidade de hidratação

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram