Tupãense campeão mundial de Ranch Sorting é homenageado pela Câmara
12/09/2019 O tupãense Leandro Guilhen Marquezi, campeão mundial de Ranch Sorting foi homenageado pela Câmara Municipal de Tupã. Título é inédito para o Brasil
O tupãense Leandro Guilhen Marquezi, campeão mundial de Ranch Sorting na categoria Grand Rookie foi homenageado pela Câmara Municipal de Tupã.
Leandro trouxe o título inédito para Tupã e para o Brasil em competição que ocorreu 15 de junho em Fort Worth no Texas.
O autor da Moção de Congratulação foi o vereador capitão Neves. O parlamentar recordou que esta foi a primeira vez que Tupã recebeu o título. "Leandro foi o responsável por esta grande conquista e por levar o nome de Tupã para o mundo na competição Ranch Sorting".
Filho do casal Dr. Ivaldo Marquesi e Mercedes Guilhen, o jovem Leandro, desbancou junto com seu parceiro, o venezuelano Carlos Eraso, mais de 400 outras duplas do mundo todo conquistando o título de campeão na categoria Grand Rookie.
Ranch Sorting
O Ranch Sorting surgiu nos Estados Unidos entre 2006 e 2007. Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.
No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2 . Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.
Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado.