A história do pequeno Miguel tem emocionado muita gente em Tupã.
Hoje com 10 anos de idade, Miguel foi vítima de uma hipoxia neonatal, que é a diminuição ou ausência de oxigênio recebido pelo feto através da placenta da mãe.
Durante um parto normal, que foi induzido pelos médicos, o pequeno Miguel entrou em sofrimento fetal, o que causou uma paralisia tetra parética, somada à distonia e quadros de epilepsia.
Sua mãe, Michelle Botelho, contou que a lesão foi grave e afetou toda a parte motora. "Mas graças a Deus o cognitivo dele é bem preservado, pois entende tudo que conversamos com ele!", relata.
Hoje, ele se comunica com o olhar. "Quando perguntamos a ele o que quer, ele olha e mostra. Quando SIM, ele da um sorriso, e quando NÃO, ele fecha a cara e fecha a boquinha!", explicou.
Miguel já provou que é muito inteligente e que, inclusive, sabe as cores primárias. "Pelo teste que fizemos com um programa, descobrimos que ele sabe as cores primárias. Ele disse que me ama e mostrou o programa favorito dele!", conta a mãe.
Festa da pizza - COMUNICA MIGUEL
A história desta família veio à tona quando rifas para uma Festa da Pizza beneficente começou a ser vendida na cidade.
O objetivo das vendas e da campanha intitulada "Comunica Miguel", era adquirir um aparelho chamado Tobii EyeMobile, um tablet acessível utilizando apenas o movimentos dos olhos.
Por ser um equipamento caro, estimado em cerca de R$ 10 mil, o equipamento não era acessível às condições da família, que então, decidiu montar uma Festa da Pizza com ajuda de familiares e amigos.
A princípio, eles chegaram a pensar que a renda obtida não seria suficiente. No entanto, as vendas foram um sucesso e, no meio do caminho, uma surpresa: Miguel ganhou o equipamento.
"Graças a Deus conseguimos ganhar o aparelho da Carol. Ela nos doou com muito carinho e somos imensamente gratos a ela", disse Michele.
O Tobii do Miguel será montado com um programa próprio para ele, voltado para as suas atividades e necessidades diárias. Com isso, o pequeno poderá inclusive ser alfabetizado, dizer aos pais o que está sentindo, o que quer, mudar o canal da TV, entre outras coisas.
"Estamos bastante ansiosos, pois irá mudar a vida do Miguel e também de quem convive com ele", acrescenta a mãe.
Com o doação do aparelho, não é mais necessário vender as pizzas. De acordo com Michelle, as vendas já foram encerradas. A entrega das pizzas que já foram vendidas será mantida, marcada para o dia 5 de outubro.
"O restante do valor arrecadado com as pizzas, irá ser usado para despesas do Miguel, que não são poucas", conta Michelle. Segundo ela, a dieta do Miguel é bastante restrita e cara.
Em vídeo publicado nas redes sociais é possível entender a importância do aparelho para o pequeno. O que é impossível mesmo, é não se emocionar:
Já neste vídeo, Michelle e o marido, Tiago, contam da conquista do aparelho e deixam seus agradecimentos a todos que já colaboraram com a campanha Comunica Miguel:
Redação Tupacity.com