cabonnet

A Secretaria Municipal de Saúde realiza essa semana a continuação da vacinação contra a gripe H1N1 em Tupã, que essa semana vai seguir um cronograma diferenciado para cada um dos grupos prioritários. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosangela Urel, Tupã recebeu mais 6.800 doses da vacina contra H1N1, para os grupos prioritários. Segundo ela, para vacinar todos do grupo e evitar transtornos por causa de filas, a Secretaria de Saúde definiu que cada grupo de risco terá um dia da semana para ser vacinado. Segundo o cronograma, hoje (10), todas as unidades de saúde vacinarão apenas crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias). Crianças próximas de completar 5 anos não estão incluídas no grupo de risco.

Na quarta-feira (11), será a vez de vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais, ou aqueles que têm 59 anos e completam 60 anos em 2016. Na quinta-feira (12), a vacina contemplará apenas os servidores da área da saúde. Já na sexta-feira (13), todas as unidades de saúde devem vacinar os pacientes com doenças crônicas. Segundo Rosangela, a medida foi tomada através de uma avaliação realizada durante os dias da primeira campanha e também do "Dia D". O objetivo é evitar filas e trazer maior conforto e segurança para a população. "As equipes de saúde, que atuaram durante a campanha, relataram para a Secretaria um fator muito preocupante para nós, que são as longas filas de espera para serem vacinados, portanto, para solucionar esse problema, a Secretaria de Saúde decidiu que essa semana faríamos diferente, e que cada dia da semana seria exclusivo para vacinar um grupo da lista de prioritários", conta.
A secretária de Saúde Rosângela Urel (foto) revelou ainda que cerca de 60% da população dos grupos prioritários já está imunizada e que com as novas remessas de doses cerca de mais 30% da população priorizada receberá a imuniza, totalizando aproximadamente de 90 a 95% dos grupos considerados de risco. "Outra grande preocupação da nossa equipe é que essa semana há previsão de chuva e frio, e não podemos deixar que um idoso ou uma mãe com um bebê de colo fique na fila somente para tomar vacina, correndo o risco de tomar chuva ou até friagem", ressalta. Até o momento, Tupã já registrou 39 notificações suspeitas de H1N1, incluindo 2 casos positivos, que resultaram em óbito; outros 4 óbitos estão aguardando o resultado. É importante ressaltar que os resultados estão sendo divulgados conforme a liberação do laboratório Adolfo Lutz, de São Paulo. "A Secretaria de Saúde está fazendo o que pode para resolver todos os problemas, no entanto os resultados são de responsabilidade do laboratório Adolfo Lutz, que abrange e realiza os exames de todos os municípios do Estado de São Paulo. O que podemos garantir no município é que as amostras de material biológico dos pacientes estão sendo encaminhados para o hospital em tempo oportuno", revela. Legenda: Vacinação será organizada de acordo com os grupos prioritários para agilizar atendimento

Assessoria de Imprensa

BANNER ALFA

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram