Neste sábado (2), feriado pelo Dia de Finados, a expectativa é de um grande número de visitantes nos cemitérios da cidade, com a chegada de muitas pes-soas de outras cidades.
A expectativa é que os dois cemitérios de Tupã recebam neste final de semana, a partir de hoje e até domingo, a visita de cerca de 40 mil pessoas, sendo esperadas 30 mil no Cemitério da Saudade e 10 mil pessoas no Cemitério São Pedro.
Os cemitérios estarão com os portões abertos das 7 às 19 horas.
O Setor de Cemitérios, localizado no interior do Memorial Municipal, em frente ao Cemitério da Saudade, estará funcionando amanhã, orientando sobre a eventual localização de sepulturas. Os coveiros também estarão trabalhando nos cemitérios e auxiliando a população na localização dos túmulos.
Mais visitados
O dia de Finados marca também um grande número de visitas aos túmulos mais populares nos cemitérios da cidade.
No Cemitério São Pedro, por exemplo, um dos túmulos mais visitados ao longo dos anos e que ainda hoje é um das mais procurados, é a capela de Zaíra Nasser da Silva, conhecida como "milagreira”.
Zaíra faleceu em 13 de fevereiro de 1945 e seu corpo está sepultado no Cemitério São Pedro, na sepultura número 2602.
A jovem era procurada, ainda em vida, por muita gente, já que era famosa por seus milagres. Zaíra era casada e morreu jovem, aos 20 anos, por ingestão voluntária de formicida.
Ainda entre os túmulos mais procurados, no Cemitério São Pedro também está o sepulcro onde foi depositado o corpo do padre Afonso Hafner. Sua sepultura também recebe grande número de visitas no dia de Finados.
Já no Cemitério da Saudade, o maior número de visitantes fica por conta da capela construída pela família Bindilatti, onde está guardada sua coleção de santos. São centenas de imagens de santos católicos. Além disso, a capela foi construída com traços contemporâneos, que atraem os olhares dos visitantes.
Missas
No dia de Finados, a Igreja Católica celebra as tradicionais missas pela manhã. O horário é escolhido em razão do forte calor neste período do ano.
A Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã celebrará missa às 9 horas no Cemitério da Saudade (Rua Caingangs). Por ser sábado, como de costume, haverá missa na Matriz de São Pedro, às 19h30 min.
De acordo com nota divulgada ontem pela Matriz de São Pedro, "a morte não é o fim, mas o nascimento para a vida eterna. No Evangelho de João, Jesus nos diz: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente’ (Jo 11,25-26)”.
Também a Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora está anunciando missa amanhã, a partir das 8 horas da manhã, no Cemitério São Pedro, na Rua Guaicurus.
Com informações do Jornal Diário