Dezembro tem mais de 90 mm de chuva em Tupã em apenas 7 dias
20/12/2019 Verão começa neste domingo, deve trazer a chuva volumosa e não deve ter muitos dias de calor extremo, como foi o verão passado.
Encerrando a primavera, o mês de dezembro registra 95,5 mm de chuva em Tupã.
Os números são dos últimos sete dias e fornecidos pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO).
Segundo dados do CIIAGRO, no período entre os dias 13 e 19 (ontem), foram registrados 95,5 mm de chuvas.
Os dados de cada dia são finalizados e coletados às 7h da manhã, e consideram as últimas 24h.
O maior volume de chuvas foi medido entre os dias 17 e 18 (terça e quarta). Ao longo dessas 24 horas, foram registrados 66,3 mm de precipitação.
O segundo maior volume foi entre os dias 10 e 11, com 34,3 mm. E o terceiro maior volume do mês foi entre os dias 14 e 15 (sábado e domingo), com 16,8 mm.
O gráfico abaixo mostra que só na quarta-feira (18) choveu 66 mm:
Verão começa neste domingo
De acordo com o Climatempo, o verão 2020 deve trazer a chuva volumosa para a maioria das áreas do Centro-Oeste. A formação da ZCAS deve proporcionar dias de "invernada”.
A estação começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2019, à 1h19min, e vai até 0h50min do dia 20 de março de 2020.
Para a maioria das áreas da Região Sudeste, os meses de verão, considerando o período de dezembro a março, são os mais chuvosos do ano. O mês de janeiro, em particular, tem médias climatológicas de precipitação da ordem de 300 mm em vários locais de Minas Gerais e de São Paulo.
A média climatológica é um valor calculado para um série de medições de 30 anos. Para ter uma média de 300 mm, significa que em muitos janeiros choveu pelo menos este valor. É muita água que cai na forma de temporais de curto período e em vários dias consecutivos de chuva, quando ocorre a ZCAS, Zona de Convergência do Atlântico Sul.
O verão de 2019 ficou devendo muita chuva para a Região Sudeste e por isso, Belo Horizonte vai terminar o ano de 2019 com cerca de 40% menos chuva do que deveria ter.
O verão 2020 deve trazer a chuva volumosa de volta para o Sudeste e não deve ter muitos dias de calor extremo, como foi o verão passado.
Previsão para o verão 2020 na Região SudesteJaneiro
Muitas áreas de instabilidade sobre o Sudeste, com possível formação de ZCAS. Muita chuva e temperatura abaixo do normal. Não faz frio, mas também não há previsão de muito calor como observado em janeiro de 2019.
Fevereiro
Há previsão de formação de ZCAS em fevereiro, que vai deixar o total acumulado muito acima da média em MG e no RJ.
A temperatura fica amena em grande parte do Sudeste, sem o calor observado em fevereiro de 2019.
O centro-oeste e sul de SP têm uma situação diferente e um mês de fevereiro com chuva abaixo da média, com pancadas de chuva irregulares e temperatura alta.
Março
Uma frente fria bem organizada provoca altos volumes de chuva no ES e no norte de MG. Nas outras áreas do Sudeste, o sol predomina e faz calor.
É provável que os recordes de calor do verão sejam registrados em março.
As chuvas são irregulares, mas não deve haver grande deficiência hídrica, apesar de ficarem abaixo da média.