Tupãense vai criar abaixo-assinado para pedir fim dos fogos de artifício barulhentos
07/01/2020 Serão necessárias 5 mil assinaturas para que a meta seja alcançada.
Com a chegada das festas de final de ano, Natal e Ano Novo, diversas pessoas testemunham os sofrimento dos animais, crianças e idosos, com os fogos de artifício e seus estrondos ensurdecedores.
Assustados, muitos animais fogem de casa e na pior das hipóteses, apresentam convulsões, ataques de fúria e paradas cardíacas, levando a morte.
Principalmente neste ano, postagens de moradores pedindo ajuda para encontrarem seus pets tomaram conta das redes sociais em Tupã.
O grupo S.O.S. Animais Tupã/SP é um exemplo disso. Os donos publicavam fotos pedindo ajuda para encontrar seu bichinho e, na maioria das vezes, obtiveram ajuda de outros membros do grupo para localizar o pet.
Para tentar amenizar transtornos como este, a tupãense Cristiane Melo decidiu procurar um advogado para criar um abaixo-assinado, pedindo o fim dos fogos com estampido na cidade.
Cris comunicou o grupo de rede social que faria o documento e já recebeu diversas manifestações de apoio. A postagem já conta mais de 150 comentários favoráveis.
Em contato com o Tupacity.com, a moradora, que também é pastora e tem animais de estimação em casa, relatou que sempre quis ter esta iniciativa, mas que nunca encontrou os meios adequados.
"A iniciativa é defender, não apenas os animais, mas também idosos, crianças autistas. Por ser pastora, tenho contato com muitas pessoas nesta situação e que sofrem muito com os barulhos de rojões nesta época do ano", relatou.
De acordo com Cristiane, ainda nesta semana o documento estará disponível e poderá ser assinado. Ela irá informar, por meio de grupos em redes sociais e pedirá apoio de grupos envolvidos com a causa animal de Tupã, para divulgar ainda mais o abaixo-assinado.
São necessárias pelo menos 5 mil assinaturas para alcançar o objetivo. Após recolher as assinaturas, o abaixo-assinado será apresentado às autoridades municipais locais.
Projeto de Lei
Vale ressaltar que desde o dia 17 de setembro está protocolado na Câmara Municipal do Projeto de Lei 38/2019, de autoria do vereador Gilberto Neves Cruz, o capitão Neves, que proíbe o manuseio, a queima e a soltura de fogos de artifício com estampido na cidade.
No entanto, o projeto ainda não foi apreciado pelo legislativo. Com a aprovação, seria permitida apenas a queima de "fogos de vista", ou seja, aqueles fogos sem barulho.
Com o descumprimento da lei, o infrator seria multado em até R$ 2 mil reais. Já a fiscalização, ficaria a cargo da prefeitura. O PL encontra-se em tramitação na Câmara.
Por ser de autoria de um parlamentar, não há prazo para que seja votado, dependendo do presidente da casa pautar o projeto.