A prefeitura de Marília (SP) confirmou, nesta terça-feira (4), o primeiro caso de leishmaniose do ano em humanos na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a paciente é uma mulher de 38 anos que mora no bairro Santa Antonieta, região da cidade que registra grande parte dos casos de leishmaniose. (Confira o número de casos na cidade)
A prefeitura informou que a paciente apresentava febre e perda de peso, e estava recebendo atendimento por uma outra suspeita quando acabou diagnosticada com leishmaniose. O resultado positivo foi confirmado à Vigilância Epidemiológica em janeiro.
Agora, segundo a prefeitura, a mulher está sendo assistida no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), órgão vinculado ao município que trata infecções mais complexas.
A Secretaria Municipal da Saúde também informou que está fazendo buscas nas proximidades do bairro, descartando casos de dengue e seguindo o protocolo de sintomático para leishmaniose.
Confira o número de casos de leishmaniose em Marília
2019
número de notificações: 37
positivos: 4
1 óbito de uma senhora de 72 anos
2020
número de notificações: 2
positivos: 1 tratada e 1 aguardando.
Leishmaniose em Tupã
Um caso de leishmaniose visceral também foi confirmado neste ano em Tupã. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é uma criança de 4 anos, que apresentou quadro de febre e dores abdominais.
Após a confirmação, a prefeitura deu início às ações de bloqueio na cidade, começando pelo bairro onde a criança foi infectada. Em 2019, Tupã notificou três casos, incluindo uma morte.
G1
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.