Mais de 30 imóveis com criadouros de dengue foram notificados em 1 semana
05/02/2020 100% dos autuados já compareceram ao departamento e assinaram o TAC
A Prefeitura de Tupã começou a notificar na última segunda-feira (27), as residências com criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Após uma semana, 30 moradores tupãenses já foram notificados e todos compareceram ao Departamento de Entomologias e Endemias para assinarem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Este dado aponta o comparecimento de 100% dos proprietários notificados dentro do prazo estabelecido de 72 horas. As notificações são feitas por meio de cartas enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde e, após a autuação, o proprietário do imóvel deve comparecer no departamento para esclarecer sobre os focos encontrados na residência.
Caso a intimação não seja atendida, é aplicada uma multa baseada no valor da Unidade Fiscal do Município (UFM). Os valores, que vão de R$ 425,30 e podem chegar até R$ 4.423,12, variam conforme a quantidade de criadouros encontrados pela fiscalização.
Para o diretor do departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, o trabalho de notificação às residências com criadouros é importante para alertar a população sobre os cuidados com os imóveis. Ele destaca que a Prefeitura realiza a sua parte, através de visitas rotineiras às casas, aplicação do larvicida biológico e a conscientização dos munícipes.
"A notificação faz com que o morador aumente sua preocupação com a limpeza e a eliminação de objetos acumuladores de água. A Prefeitura também faz a sua parte, buscando criadouros nas residências e em espaços públicos. Um combate à dengue eficiente ocorre quando há união de esforços. Por isso, a importância deste trabalho”, destaca.
O diretor do departamento acrescenta que a população pode contribuir com os trabalhos por meio de denúncias às residências com focos. Segundo Barros, as notificações se demonstram um meio promissor de conscientização sobre o combate ao mosquito da dengue.
"As reclamações podem ser feitas pelo canal da Ouvidoria da Prefeitura, por meio do telefone 0800-773-1600. Pedimos a colaboração da população neste importante trabalho, pois o combate efetivo é realizado através da eliminação das larvas do Aedes”, comentou.