Barreira Sanitária abordou cerca de 9 mil veículos no trevo da Camap
13/04/2020 A Secretaria de Saúde registrou entrada e saída de cerca de 9 mil carros. Destes, 3 mil vinham de outras cidades e 6 mil veículos pertenciam a moradores do município.
A instalação de uma Barreira Sanitária no trevo de acesso à cidade foi uma das
novas medidas previstas no decreto nº 8.746, assinado na última quinta-feira (09/04), com
objetivo de combater a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19).
A iniciativa mobilizou agentes de fiscalização, servidores das Secretarias de Saúde e de Trânsito da prefeitura.
Para controle sanitário, os profissionais de saúde mediam a temperatura corporal dos passageiros e motoristas. Caso detectassem que o paciente estava com febre – um dos sintomas da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) – a pessoa deveria ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde passaria por coleta de amostras para exame médico.
A Secretaria de Saúde registrou entrada e saída de cerca de 9 mil carros. Destes, 3 mil vinham de outras cidades e 6 mil veículos pertenciam a moradores do município.
"Nós tivemos oito ocorrências pequenas, sendo que duas delas passaram pela UPA, mas não houve nenhuma notificação de suspeita da doença”, informou o secretário de Saúde, César Donadelli.
De acordo com o secretário de Trânsito, Valentim Bigeschi, "a Barreira Sanitária ficou instalada no km-529 da rodovia SP-294 desde a quinta-feira até a noite do Domingo de Páscoa. A entrada de veículos (carros, motos, caminhões) estava liberada, porém os passageiros passavam por uma inspeção, os veículos eram higienizados externamente e verificávamos a procedência das pessoas”.
Conforme Valentim, a estrutura de interdição montada e gerenciada pela pasta, executou serviço de monitoramento por fiscais e agentes de trânsito, utilizou placas de orientação, barreiras em cones e tubos de concreto para o controle de acesso e saída da cidade.
"No trevo do Chaparral estava permitida a entrada somente de caminhões. Quem vinha no sentido São Paulo a Tupã, não poderia acessar a cidade, mas a saída de veículos estava liberada. Já o trevo o principal ficou fechado, sendo proibida a entrada e saída de veículos naquela via”, explicou. Por fim, Valentim informou que todas as barreiras foram desmontadas à meia noite de domingo para segunda-feira.