Cartão de Todos

Todos os anos os Governos Federal, Estadual e Municipal gastam milhões para conscientizar a população de algo que já parecia lógico, que a AIDS mata e quando não mata torna a vida do paciente totalmente regrada. Mesmo com campanhas de conscientização e CTA móvel com testagens rápidas, o vírus do HIV aumentou em Tupã, o que deixa a Secretaria Municipal de Saúde preocupada como aumento no número de casos. Por outro lado, o aumento no número de casos diagnosticados se deve a eficácia no diagnóstico precoce da doença, uma vez que Tupã possui diversos programas de incentivo a prevenção da doença. Segundo dados do Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas, no 1º semestre de 2015 foram realizados 990 atendimentos médicos. Durante o mesmo período de 2016, o numero de pessoas atendidas foi o mesmo do ano passado, a única coisa que mudou foi o aumento de diagnósticos positivos para o HIV.

Ainda segundo esses dados, de janeiro a julho de 2015 foi constatados 10 novos casos da doença. Neste ano, o numero de novos casos confirmados foi para 15, o que significa um aumento de cerca de 50% no numero de casos. Mas o que mais preocupa a Secretaria é o aumento do número de casos entre os jovens. Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento no número de portadores do vírus HIV se deve a falta de medo de contrair a doença, já que atualmente existe tratamento, mas não a cura, para a AIDS. É importante lembrar que a doença, que surgiu na década de 80 e era considerada uma sentença de morte, ainda é a mesma e requer cuidados. CTA Móvel
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. Em Tupã, existem os exames laboratoriais convencionais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Para facilitar no diagnostico precoce, Tupã conta com Centro de Testagem Aconselhamento Móvel (CTA Móvel), veículo adquirido na atual gestão e equipado com toda a estrutura necessária para a realização do exame e aconselhamento dos pacientes. O teste é simples, rápido e gratuito e o resultado sai em poucos minutos. Esses testes são realizados gratuitamente no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Para a realização do teste é necessários que a pessoa faça um agendamento através do telefone 14-34915640.

Assessoria de Imprensa

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram