Com um atendimento mensal de cerca de 1 mil pessoas, sendo cerca de 900 pacientes de Tupã e outros 100 pacientes da microrregião, o Amem (Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas), localizado na Rua Tapajós, 989, está centralizando novos serviços nesta semana, com a comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que termina hoje, dia 7.
Devido ao aumento no número de pessoas que estiveram no local, nesta semana, a Prefeitura de Tupã realizou a higienização do prédio, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para evitar a proliferação e novas contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19).
A população que estiver no local para atendimentos médicos deve estar utilizando máscaras faciais e realizar a devida higienização, lavando sempre as mãos ou fazendo o uso de álcool em gel, conforme as solicitações dos órgãos de saúde.
Atendimentos
No Amem, podem ser agendados os seguintes atendimentos de especialidades médicas: avaliação de cirurgia de pequeno porte, dermatologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia/tramautologia, e realizam também cirurgias de pequeno porte. Além dos atendimentos com os especialistas, o Amem conta com serviços de fisioterapia, nutricionista, fonoaudiologia, programa de ostomia e exame de eletrocardiograma.
O Amem possui atualmente cinco médicos especialistas, que prestam atendimentos públicos à população.
Além de Tupã, o Amem presta atendimentos médicos a pacientes das cidades de Herculandia, Arco-Íris, Bastos, Iacri, Queiroz e Rinopólis.
Aleitamento materno
Em Tupã, os atendimentos voltados aos recém-nascidos são realizados durante todo o ano e, por meio do Projeto Curumim, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) promovem permanentemente ações direcionadas ao crescimento saudável do bebê, acompanhando as famílias e orientando-as sobre os benefícios do aleitamento e outras questões importantes relacionadas às crianças.
Vale lembrar que, por conta da pandemia, esses atendimentos estão centralizados no Amem, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde.
Durante esses atendimentos, as equipes reforçam a importância do aleitamento materno exclusivo até os dois anos de idade.
Jornal Diário
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.