Tupã está entre as cidades do centro-oeste paulista que aderiram ao consórcio de compra de vacinas contra Covid-19
05/03/2021 Criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), consórcio pretende comprar vacinas utilizando verbas do Governo Federal direcionadas aos municípios. Cidades podem aderir ao plano até esta sexta-feira (5).
O município de Tupã está entre as 41 cidades do centro-oeste paulista que aderiram ao consórcio criado para a compra de vacinas contra a Covidd-19. A lista de cidades é referente até às 17 horas da quinta-feira (4).
Dentre as cidades da região que também aderiram ao consórcio, estão: Tupã, Quatá e Queiroz. Veja abaixo a lista completa das cidades que estão participando do plano:
Bauru, Jaú, Botucatu, Ourinhos, Lins, Lençóis Paulista, Tupã, Ibitinga, Santa Cruz do Rio Pardo, Pederneiras, Itápolis, Promissão, Agudos, Bariri, Dois Córregos, Itatinga, Cafelândia, Macatuba, Ipaussu, Quatá, Itapuí, Avanhandava, Mineiros do Tietê, Bocaina, Chavantes, Guaiçara, Areiópolis, Reginópolis, Arealva, São Pedro do Turvo, Pardinho, Echaporã, Sabino, Espírito Santo do Turvo, Boraceia, Ubirajara, João Ramalho, Itaju, Queiroz, Borebi e Oscar Bressane.
O movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) busca agilizar o processo de vacinação no Brasil com a compra de doses com verbas do Governo Federal que já são destinadas aos municípios. Os municípios que quiserem participar do plano podem manifestar interesse até sexta-feira (5) e não há custo para a adesão.
Vale destacar que o consórcio vai negociar a compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 para uso dos municípios, complementando o Programa Nacional de Imunização (PNI) e atendendo públicos que não possam ser supridos pelo Ministério da Saúde ou pelos governos estaduais.
A intenção é que os municípios não tenham que desembolsar recursos e que a formação do consórcio deve ocorrer ainda neste mês. Em seguida, acontecerão as negociações com laboratórios sobre a quantidade de doses, prazos de entrega e valores, entre outros.
Cada município também vai precisar enviar uma lei específica autorizando a entrada da prefeitura no consórcio até 19 de março. Já no dia 22, será realizada a assembleia de instalação do consórcio.