Surto de covid-19 em Residência Terapêutica atinge sete moradores
11/03/2021 Segundo as informações, sete dos oito moradores infectados estão em isolamento domiciliar, um residente está internado na UTI e o quadro dele é estável. Apenas um dos funcionários está afastado temporariamente por suspeita da doença.
A Prefeitura de Tupã informa que foram decretadas medidas emergências em apoio a uma das residências terapêuticas coordenadas pela Secretaria de Saúde, em razão de um surto de covid-19 entre os internos, por meio do Decreto nº 9.005/2021.
Sete dos oito moradores infectados estão em isolamento domiciliar, um residente está internado na UTI, e o quadro dele é estável. Apenas um dos funcionários está afastado temporariamente por suspeita da doença.
Todos os funcionários que atuam em Residências Terapêuticas do município foram vacinados. Os profissionais da saúde dessa unidade em questão receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, e a segunda dose será aplicada em até 3 meses.
Os moradores, estão sendo imunizados conforme o cronograma vacinal por idade.
Logo após a constatação do surto, o Departamento de Vigilância em Saúde providenciou a sanitização do imóvel. Além disso, o decreto municipal dispõe sobre a necessidade de repasse de insumos e de materiais básicos para manutenção do espaço e do bem-estar dos acolhidos. Assim como determina a interdição de visitas para que os moradores da Residência Terapêutica cumpram o regime de isolamento social.
Conforme protocolo do Ministério da Saúde, pacientes com Síndrome Gripal devem manter o distanciamento social, as regras de etiqueta respiratória, o uso de máscaras mesmo em casa, e a higienização constante das mãos e ambientes.
Ressalta-se que também haverá contratação emergencial de funcionários ou de prestadores de serviços de saúde para suprir as demandas neste momento de surto.