Prefeitura inclui mais dois grupos na vacinação de segunda-feira (24)
21/05/2021 Data é uma nova chance para idosos tomarem 1ª dose e profissionais da saúde, a 2ª
A Secretaria de Saúde informa que pessoas a partir de 60 anos e profissionais da saúde terão mais uma oportunidade de receber, respectivamente, a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19, na próxima segunda-feira (24). Drive-thu também atenderá portadores de comorbidades de 50 a 59 anos que faltaram nos dias agendados.
No caso dos idosos, a nova convocação é para aqueles que não tomaram ainda nenhuma dose. Eles poderão ser vacinados com a Oxford/ AstraZeneca no drive-thru, das 8h às 16h, desde que apresentem um documento de identidade, o número do CPF e a caderneta de vacinação.
"Como a campanha contra a gripe comum também está ocorrendo, precisamos assegurar que o intervalo entre os dois imunizantes seja de no mínimo 14 dias. Pois, tomar as duas muito próximas pode prejudicar a resposta imune do organismo", explicou a chefe de setor de vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.
Para os profissionais da saúde, a nova oportunidade contempla aqueles que já receberam a Oxford há pelo menos 90 dias. A orientação para todos que forem concluir o esquema vacinal é de sempre levar o comprovante que registra a data de aplicação da primeira dose e o fabricante.
De acordo com o secretário de saúde. Dr. Miguel Ângelo de Marchi, 24 de maio será o "Dia D" para os faltosos. "Nosso município sempre abre datas para a população faltosa participar da campanha, mostrando que a nossa prioridade é ampliar a cobertura vacinal ao máximo, sem deixar de cumprir os cronogramas definidos pelo Plano Nacional de Imunizações".
Pessoas de 50 a 59 anos, portadores de doenças crônicas ou cardiovasculares comprovadas por relatório médico, e que não puderam participar nas datas agendadas anteriormente também serão vacinadas no mesmo dia e horário. Para esta parcela da população, ressalta-se a obrigatoriedade de apresentar relatório médico que ateste a patologia.