Ação contra câncer de pele bate recorde de atendimento em Tupã
18/10/2016 560 pessoas foram atendidas, sendo diagnosticados 6 casos suspeitos e 2 positivos
O programa "Tour Nacional de Combate ao Câncer da Pele" registrou recorde de pessoas atendidas durante visita à cidade de Tupã, no último sábado (15). A campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a empresa LaRoche- Posay, tem por objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico precoce de casos de câncer de pele na população, o programa.
A iniciativa, que conta com uma carreta-consultório, percorre o país realizando triagem e encaminhando os casos confirmados para tratamento e os casos suspeitos para o devido acompanhamento.
Segundo estimativas dos organizadores, 560 pessoas foram atendidas em Tupã, mais que o dobro dos atendimentos registrados na semana anterior, em Santos, cidade com quase 435 mil habitantes e que contou apenas 250 atendimentos.
Apesar do atendimento estar programado para ser iniciado às 9h, a movimentação na Praça da Bandeira começou por volta das 6h da madrugada. De acordo com Marcos Comucci, da LaRoche- Posay e coordenador dos trabalhos, a campanha em Tupã superou todas as expectativas.
"O resultado da campanha em Tupã é bem expressivo porque para uma cidade de pequeno porte a previsão é atender de 200 e 300 pessoas e aqui tivemos mais 500 atendimentos. Para nós é um orgulho saber que a população entende a importância desse projeto e em pleno sábado vem procurar atendimento e orientações de como se prevenir da doença".
O médico dermatologista Miguel Ângelo De Marchi também destacou a importância da campanha e elogiou as parcerias que possibilitaram a vinda do programa a Tupã.
"A receptividade da campanha junto à população foi uma surpresa. Uma grata surpresa. E isso tudo só foi possível graças a somatória de forças, através da parceria entre prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e o curso de Enfermagem da Fadap/FAP e a La Roche-Posay, que teve por objetivo dar atendimento digno para população em relação ao câncer de pele".
Para o especialista, que integra a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a grande procura registrada em Tupã demonstra maior conscientização da população sobre a importância das avaliações médicas e das medidas de prevenção. "A população sabe o que quer e o que precisa e este tipo de ação conjunta é essencial para ampliar o acesso aos atendimentos na área da saúde por que só o município, só o estado ou o próprio governo federal isoladamente não tem condições de bancar essas campanhas. Mas se a gente juntar forças vamos ter mais condições de poder atender às necessidades da população", analisou.
Resultados
Além de ajudar a viabilizar a vinda da campanha para Tupã, a prefeitura também contribuiu para garantir a infraestrutura necessária aos atendimentos. Além de montar tendas para proteger o público do forte sol, a prefeitura improvisou mais dois consultórios no Paço Municipal. A população também pode aguardar o atendimento na Central de Atendimento, tendo acesso aos bebedouros e sanitários da prefeitura.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosangela Urel, os trabalhos, que contaram com a participação de dois médicos dermatologistas (Miguel De Marchi e Cristiane) e oito médicos clínicos formados e residentes do último ano de Dermatologia da Fanema.
Dos 560 atendimentos, foram diagnosticados 52 casos de lesões benignas, incluindo verrugas, pelos encravados e espinhas encravadas, que passíveis de remoção. Outros 6 casos foram considerados suspeitos e deverão investigados mais a fundo e outros dois casos foram diagnosticados como melanomas, lesões malignas de pele, mas também passíveis de retirada.
Rosangela informou também que os casos suspeitos e confirmados já estão sendo encaminhados para o devido acompanhamento e tratamento. Já os 52 casos benignos deverão ser atendidos durante mutirão de remoção que deverá ser realizado no mais tardar em novembro.
"Nós conversamos com o doutor Miguel e com a doutora Cristiane e estaremos marcando um mutirão de retirada dessas lesões benignas. Nesse mutirão, que será realizada em uma sala cirúrgica, contará novamente com as equipes voluntárias, com o objetivo de atender todas as pessoas que passaram pela triagem no sábado e que foram orientadas pela remoção das lesões", afirmou.