Passou a vigorar em Tupã a Lei Complementar (410/2021) que prevê o recolhimento de animais soltos irregularmente na área urbana do município ou vítimas de abandono e maus-tratos em propriedades privadas. Os animais serão levados para um abrigo com assistência veterinária integral, e os donos serão punidos com multa.
"Todos devem retirar seus animais de vicinais ou terrenos e levá-los para locais seguros. Além disso, também atenderemos denúncias sobre situações de negligência doméstica. Os donos identificados receberão a cobrança pelos custos de apreensão, guarda, alimentação e cuidados", comentou o prefeito Caio Aoqui, autor da lei.
A primeira busca ativa por animais teve foco espécies de médio e grande porte. De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues - Zé Vinagre, vários proprietários foram notificados e terão prazo de 15 dias para reaver a tutela.
"Quando não é possível fazer a identificação imediata, o prazo é estendido para 30 dias. Se após esse período não houver requisição a administração municipal os doará para entidades que oferecem tratamento de saúde ou para órgãos protetores dos animais", explicou.
A população pode denunciar a presença de animais em locais públicos ou sofrendo maus tratos em residências (abandonados, doentes, machucados, com enforcadores) para o número (14) 3496-3346, das 7h30 às 17h. A Polícia Ambiental recebe denúncias em período noturno.
O vereador Paulo Henrique Andrade foi um dos membros do legislativo a solicitar um mutirão de captura de animais com objetivo de evitar acidentes.
"A prefeitura disponibilizou um veículo para recolhê-los de forma segura, tanto que a veterinária da Pasta Responsável acompanhou todo o procedimento. E temos certeza de que esses animais vão agora para um lugar apropriado para eles".
Prefeitura de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.