Autotestes para Covid-19 devem ser notificados nas unidades de saúde
27/05/2022 O paciente que realizar o autoteste deve procurar o serviço de saúde para confirmar o diagnóstico, notificar a doença e receber orientações médicas
O aumento da procura por autotestes para detectar a Covid-19 chegou a zerar os estoques do produto em farmácias de Tupã.
O farmacêutico Fabrício Gonzales contou à reportagem do TupãCity que chegou a vender mais de 100 testes no último mês.
"Nesses últimos meses aumentou bastante a procura. O pessoal está aderindo ao autoteste porque ele é diferente, simples e prático", destacou.
Fora isso, o farmacêutico alerta a importância de a população comprar apenas os testes que possuem o selo da Anvisa. "Existem muitos testes no mercado sem o selo da Anvisa e que não são autorizados, então podem não ter uma boa eficácia, como os que são aprovados pelo órgão", informou.
Em nota, a Prefeitura de Tupã orientou que o paciente que realizar o autoteste deve procurar o serviço de saúde para confirmar o diagnóstico, notificar a doença e receber orientações médicas.
Isso porque o autoteste para Covid-19 é considerado parte da estratégia de triagem de pacientes e não como método de confirmação ou descarte de casos. A recomendação feita pela Secretaria do Estado da Saúde e pelo Plano Nacional de Expansão da Testagem para COVID-19 tem o objetivo de ampliar a identificação precoce de pessoas infectadas, sejam elas sintomáticas, assintomáticas ou seus possíveis contatos.
De acordo com a nota enviada pela Prefeitura de Tupã, o indivíduo deve cumprir as instruções do fabricante do teste rápido e procurar uma unidade de saúde pública ou privada para confirmação do diagnóstico, direcionamentos e encaminhamentos médicos para quebra da cadeia de transmissão e monitoramento do isolamento social.
Vale destacar que os autotestes aprovados pela Anvisa para COVID-19 analisam uma amostra de secreção da região nasal ou de saliva, e a leitura é semelhante a de um teste rápido de gravidez, que apresenta duas linhas para os resultados positivos.
Em geral, a recomendação de testagem em indivíduos sintomáticos é a partir do 1º ao 7º dia do início dos sintomas. Em indivíduos assintomáticos, a partir do 5º dia do contato com indivíduo com infecção por SARS-CoV-2.