cabonnet

O Departamento de Entomologias e Endemias identificou uma queda considerável nas notificações de casos positivos de dengue. Segundo dados do Departamento, a queda apresenta uma redução de 89,71% do começo de maio até a última semana fechada do mês. O comparativo aponta que do dia 1º a 07/05 476 casos novos da doença foram notificados, sendo o pico de notificações da doença este ano; já do dia 8 ao dia 14/05 foram notificados 310 novos casos; do dia 15 a 21/05 249 casos; e do dia 22 a 28/05 somente 49 casos positivos foram notificados pelos setores de Saúde.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que nas próximas semanas a redução seja ainda mais considerável, e que o cenário da dengue seja estabilizado pelas equipes do Departamento responsável. De acordo com a Pasta, mesmo com a redução dos casos, as equipes continuarão realizando a intensificação dos trabalhos de combate à dengue em todos os setores do município. Até o momento 70.059 visitas casa a casa foram realizadas; 12.814 criadouros e 2.775 focos do mosquito foram eliminados; e 12.100 imóveis foram nebulizados. "O trabalho de combate à dengue em Tupã é diário e essas intensificações foram iniciadas desde o mês de março, onde há maior incidente de casos de dengue por conta da presença de chuvas frenquentes. Durante os nossos trabalhos não identificamos recusas por parte da população, mas precisamos de mais colaborações ainda para que os casos reduzam cada vez mais e possamos desafogar o sistema de saúde", disse o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros. Ainda indicando a redução e o resultado dos trabalhos no controle da dengue, o Departamento apontou o percentual de casos positivos por região, onde há atualmente 3,68% da população com dengue, que comparado ao ano de 2019 com 9,89, a redução fica ainda mais evidente. "Estamos otimistas quanto à redução dos casos, mas ainda precisamos da colaboração de todos. Cuidar dos quintais e receber as equipes do Departamento para verificação e eliminação de focos da dengue é essencial nesse combate ao mosquito. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos de ajuda também, pois somente juntos poderemos controlar a situação e não repetirmos o cenário de 2019", alertou o titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi. Comparativo Do início do ano até esta sexta-feira (03), 3.892 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.429 positivos. Nas últimas 24 horas, foram registrados 8 novos casos de dengue, contrastando com os 149 casos confirmados no dia 3 de maio; o que representa uma redução de 94,6% e comprova, segundo a prefeitura, a queda na transmissão nos últimos dias.
4 óbitos suspeitos foram descartados Recentemente o Instituto Adolfo Lutz de Marília descartou 4 óbitos suspeitos de dengue registrados em Tupã nas últimas semanas. Os materiais biológicos coletados para confirmação ou descarte de óbitos pela doença são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz em Marília. O Instituto Adolfo Lutz é referência para todo o estado de São Paulo, sendo reconhecido internacionalmente por sua competência para responder às ocorrências em sua área de atuação, tendo sido credenciado pelo Ministério da Saúde como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macroregional. Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, o município de Tupã conta com o registro de 2 óbitos em decorrência da dengue, que foram confirmados pelo Instituto.

Asessoria

HUM TUPÃ

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram