HUM TUPÃ

O número de casos de dengue contabilizados no município continua apresentando quedas consideráveis, o que confirma a eficácia das ações de enfrentamento realizadas pela prefeitura de Tupã em conjunto com as Secretarias. Entre os dias 1 e 5 de julho o Departamento de Entomologia e Endemias realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Segundo o chefe do Setor, Marco Antônio de Barros, o resultado comprova que a cidade está progredindo no combate à dengue após inúmeras ações. "Tupã apresentou 1,4 na ADL, sendo um número muito inferior ao índice registrado em janeiro deste ano de 4,2. O novo resultado agora enquadra o município como classificação alerta na escala de 1 a 3,9, estabelecida pelo Ministério da Saúde", informou.

Endemias realiza nova Avaliação de Densidade Larvária
Endemias realiza nova Avaliação de Densidade Larvária
Marco ainda explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. "Durante a avaliação os agentes visitaram 1.177 residências e encontraram dezessete focos do mosquito. Vale destacar que todos os focos foram encontrados em locais onde o próprio morador poderia ter eliminado, o que nos faz reforçar ainda mais o pedido para que todos cuidem de seus quintais e ajudem nesse combate", enfatizou. O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi ,explicou que o objetivo da avaliação é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos. "A ADL é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município e, a partir disso, definir quais ações e estratégias a Prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti", completou. BOLETIM DENGUE
Boletim Dengue
Boletim Dengue
O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta quinta-feira (7), 4.623 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.862 positivos. Os resultados das últimas 24 horas somaram 16 novos casos positivos. O Departamento ainda informa que a equipe de nebulização continua seus trabalhos na região central, próximo à escola Anísio Carneiro. Ao todo, foram nebulizados 134 imóveis somente nesta quinta-feira. O inseticida aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta. Por isso, é preciso deixar o produto agir dentro dos imóveis, mantendo as portas e janelas abertas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas. A nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva e pupa. Portanto, trata-se de uma responsabilidade compartilhada, e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito.

Prefeitura de Tupã

HUM TUPÃ

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram