CCZ e Corpo de Bombeiros recolhem cachorro que estava ameaçando a integridade de moradores em Tupã
12/07/2022 Sede não possui estrutura para abrigar animais e pode oferecer risco à saúde deles em caso de permanência
Nesta segunda-feira (11) o Centro de Controle de Zoonoses respondeu um chamado para auxiliar o Corpo de Bombeiros no recolhimento de um cão que estava ameaçando a integridade de moradores de uma residência em Tupã.
Mesmo sem fazer parte dos serviços de competência do setor, os agentes capturaram o animal e o levaram para a sede do CCZ, local inadequado para a sua permanência.
"Foi atendido esse pedido, pois se tratava de uma ameaça à família daquela residência, já que o cão que adentrou a residência era desconhecido pelos moradores e apresentava comportamentos agressivos. Mas é importante que os munícipes saibam que o CCZ de Tupã não presta serviços de canil, pois se trata de um ambiente insalubre para animais saudáveis, já que ali são mantidos animais com leishmaniose", alertou o chefe do setor do CCZ, Robison Luis.
Foi informado ainda que, além do risco de infecção da doença, o prédio do setor não possui estrutura física para manter o animal ali, já que as baias foram construídas para a realização de castrações e vacinação, serviços estes que são prestados diariamente pelo setor.
O chefe do CCZ ainda informou que para evitar transtornos, outras maneiras devem ser cogitadas em casos com este, pois o CCZ não poderá atender chamados similares. "Pedimos a compreensão e colaboração de todos, pois os agentes não são capacitados para esse tipo de situação e jamais colocaríamos a integridade da equipe ou do próprio animal em risco na tentativa de solucionar a situação sem qualificação e estrutura necessária", informou Robison.