Rede Protetiva de Tupã realiza 15ª reunião com propostas de parceria junto a Prefeitura
21/03/2017 Reunião realizada ontem contou com prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui
Foi realizado na manhã desta segunda-feira (20), mais uma reunião da Rede de Proteção da Criança, Adolescente e Jovem do município de Tupã. O encontro, que nesta edição foi realizada no salão da Diretoria de Ensino, reuniu mais de cinquenta pessoas: representantes da sociedade civil, entidades, instituições escolares, órgãos públicos, lideranças comunitárias e autoridades municipais.
A reunião iniciou com a apresentação de todos os presentes e com a realização de uma contextualização do que foi discutido no último encontro, realizado no dia 8 de março.
De acordo com a Dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Tupã e também membro da Rede Protetiva de Tupã, Lucimeire Rodrigues Adorno, o objetivo principal da rede é articular e buscar parcerias das instituições e lideranças comunitárias, assim como buscar soluções compartilhadas para os problemas complexos de vulnerabilidade social a que estão expostos às crianças e adolescentes no Município do Tupã.
Além disso, segundo a Lucimeire, nas reuniões são discutidos também os objetivos específicos como esclarecer sobre a abrangência dos diversos órgãos públicos na sociedade; conhecer as instituições e lideranças e possíveis contribuições sociais que cada qual pode dar.
"Em geral, a rede pressupõe em compartilhar com as entidades, autoridades e gestores, alguns objetivos em comum. A ideia principal das reuniões é que nos conheçamos e saibamos o que cada instituição pode fazer, sempre nos articulando para a realização de encaminhamentos das crianças e adolescentes para os serviços que melhor os atendem, buscando soluções compartilhadas para problemas complexos que apenas uma instituição, por exemplo, não daria conta", explicou.
Segundo ela, a Rede Protetiva de Tupã trabalha com um foco em questões sociais, onde visam complementar a ação do Estado ou suprir a sua ausência no equacionamento de problemas sociais complexos, que põem em risco o equilíbrio social.
"Durante as reuniões, as relações nascem e se nutrem de uma visão comum sobre a sociedade ou sobre determinada questão social e da necessidade de uma ação solidária. A nossa intenção é suprir a demanda com estratégias de mobilização constante das parcerias e de reedição", ressaltou.
Ainda de acordo com a Lucimeire, os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras, das 9 às 11 horas da manhã. Cada encontro acontece em uma das instituições que compõem a rede de forma itinerante. Até o momento, existem mais de 20 instituições já cadastradas na Rede Protetiva.
"Em cada reunião, a ‘entidade acolhedora’ apresenta sua equipe, assim como o trabalho da instituição, colocando suas potencialidades e dificuldades para o trabalho que realizam com crianças e adolescentes, acrescentando como pode colaborar com o trabalho em rede e o que precisa dos demais parceiros para melhorar os resultados de sua atuação", destacou.
De acordo com o Prefeito Ricardo Raymundo, presente na reunião, o trabalho da Rede é muito importante, pois age não só com as questões sociais do município como também pode ser trabalhado as questões sociais da região, através de parcerias com demais instituições, prefeitura e autoridades.
"Esse é um trabalho muito importante que devemos prezar e colaborar. A Prefeitura criou diversos projetos, no entanto nenhum parecido com este, que conte com o apoio de diversas autoridades que priorizam o bem-estar da criança e do adolescente assim como a educação e projetos assistenciais", comentou.
O secretário de Cultura, Turismo, Relações Institucionais e vice-prefeito, Caio Aoqui, também esteve no encontro e parabenizou a Diretoria de Ensino pela iniciativa e também aos dirigentes de instituições que abraçaram a causa em prol do bem-estar da criança e adolescente de Tupã.
"Essa não é a primeira vez em que participamos de uma reunião da rede protetiva, que é uma iniciativa muito bacana, da qual parabenizamos todos os envolvidos. Eu estava falando com o prefeito Ricardo e até comentamos sobre o que poderíamos fazer em relação a essas ações, pois achamos a oportunidade muito boa, então já queremos desde já deixar registrado que o que a Prefeitura fará sempre o possível para que projetos em prol a educação e socialização da criança e adolescente sejam realizados", afirmou.
Rede Protetiva
De acordo com a Dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Tupã, a proposta foi lançada em junho do ano passado durante uma reunião na Diretoria de Ensino de Tupã, onde representantes de instituições que trabalham com crianças e adolescentes estavam presentes. Na ocasião, foram estudadas medidas que poderiam minimizar os problemas de vulnerabilidade social em que crianças do município se encontram.
Blog
Quem quiser acompanhar o trabalho da Rede Protetiva de Tupã, pode acessar o blog "www.redeprotetivatupa.blogspot.com.br" e conhecer mais das ações. "Temos diversas fotos dos nossos encontros no blog, assim como do 1º seminário realizado no último dia 12 de dezembro, para finalizar os trabalhos iniciados em 2016", disse.
No blog, que pode ser acessado por qualquer pessoa, é elencado os objetivos da Rede, as parcerias, notícias e outros; além de calendários de próximos encontros e pautas a serem discutidas.
"É um meio eficiente de comunicação, pois uma vez que combinamos a data da reunião com os representantes presentes num determinado encontro, imediatamente a publicamos no blog. Assim, os que não puderam estar presentes, podem ter notícias de onde será o próximo encontro, da pauta, assim como ver por meio da ata como foi o encontro", explicou.
Prefeito marcou presença na reunião
O objetivo principal é buscar parcerias das instituições e lideranças comunitárias
Os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas