Está com virose ou conhece alguém nessa situação? Pois é.
O calor aumenta a incidência desses casos e aqui em Tupã diversas pessoas têm procurado a rede de saúde com sintomas como dores abdominais, diarreia e vômito. Outros sintomas que podem ser relatados são febre, dor muscular e desidratação.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel ngelo De Marchi, conversou com o TupãCity sobre o assunto.
Ele explicou que as viroses de verão são causadas por vírus específicos dessa época.
"Podemos nos contaminar em ambientes tipo banheiros utilizados pela pessoa contaminada. Se essa pessoa tiver episódios de vômito e diarreia e não houver uma higiene correta do local, a virose pode ser facilmente transferida para outras pessoas", explicou.
Outra forma de contágio é a água contaminada de rios, piscinas ou praias e até mesmo a água utilizada para consumo
"Podemos nos contaminar quando vamos a algum local desconhecido e ingerimos a água que talvez não tenha passado por todos os processos adequados para consumo", frisou Dr. Miguel.
O médico também explicou que alimentos mal lavados ou mal cozidos, também transmitem virose.
"Devemos ter cuidado com manuseio e preparo dos alimentos por alguém que não esteja com as mãos limpas e evitar tosses ou espirros sob o alimento", disse.
Estou com virose. E agora?
Pegou virose? É importante cuidar da hidratação. A principal forma de se reidratar, segundo o dr. Miguel, é ingerir soros reidratantes.
"O mais importante é tomar o soro reidratante. Eles estão à venda nas farmácias, devem ser tomados de 100 a 200 ml por vez. Quanto mais tomar, melhor", disse o médico.
Outra dica do médico é tomar água de coco, gatorade e até mesmo coca-cola, caso a pessoa não seja diabética. Bebidas como Yakult também podem ajudar, já que possuem lactobacilos que ajudam o intestino.
"Também é importante cuidar da alimentação, evitando alimentos gordurosos, frituras, carnes e alimentos crus, que vão aumentar o movimento intestinal provocando mais diarreia e vômito. Coma muitas frutas, como maçã, pera, melancia, frutas que tenham muita água. Além disso, procure atendimento médico", orientou.
Redação TupãCity
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.