Mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti inicia com saldo positivo
23/03/2017 Ação integrada envolve participação de ministérios, estados e municípios
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no último dia 20, uma força tarefa que envolve ministérios, estados e municípios no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika vírus, febre chikungunya e também a febre amarela.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, a campanha intitulada de "Semana da Mobilização Social de Combate ao Aedes aegypti", vem sendo realizada em todas as unidades de saúde, escolas do município, setores públicos e também em pontos estratégicos da cidade que contém maior fluxo de pessoas.
Segundo Laércio, a mobilização, que segue até amanhã (24), visa conscientizar os moradores do município sobre a necessidade de impedir a proliferação do mosquito que transmite a doença, abordando tudo que seja relacionado à dengue.
"A mobilização, que vem sendo feita desde o início do ano, tomou maior proporção graças a esse mutirão, que estamos tratando com ênfase na conscientização dos moradores sobre a limpeza dos terrenos, divulgação de sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença", contou.
Laércio explicou ainda que além da campanha chamar a atenção para como evitar a proliferação do mosquito, ela ainda aborda as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika, febre amarela e dengue.
"O nosso maior objetivo é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências da doença por causa da omissão", ressaltou.
Segundo o secretário, a dengue é um agravo que desafia a saúde pública há décadas e seu enfrentamento envolve o compromisso de todas as instâncias de governo e da população.
"A ideia é que cada um se comprometa a exercer o seu papel no trabalho contínuo de controle e combate à dengue. Temos que fazer as pessoas entenderem isso", conclui.
"Semana da Mobilização Social de Combate ao Aedes aegypti"