Secretaria de Assistência Social amplia projeto Jovem Talento
25/03/2017 Projeto atende cerca de 80 crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o projeto Jovem Talento que tem o objetivo de atender as necessidades de crianças, jovens e adolescentes de Tupã.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Lavagnini explicou que o projeto atende usuários que fazem parte dos programas de transferência de renda, vulnerabilidades dos diversos estágios do ciclo da vida e problemas de vínculos familiares, que são encaminhados pela rede de Proteção Social Básica e Especial.
"O projeto Jovem Talento atualmente atende cerca de 80 usuários de 10 a 16 anos e 11 meses. Porém, a Secretaria de Assistência Social vai ampliar o projeto para atender mais crianças. O projeto passará a atender até 20 crianças de 6 a 10 anos", disse.
Segundo ela, o projeto oferece aulas de interpretação de texto, judô, artesanato, orientação social, aula de manicure e pedicure e computação. Todos os cursos serão oferecidos nos períodos da manhã e da tarde. As atividades focam nas habilidades gerais, capacidade comunicativa, inclusão digital e ações socioeducativas.
"O programa busca promover a convivência social, além de atuar na prevenção, formação e informação de crianças e adolescente, por meio de oficinas e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Nós temos consciência do quanto é importante que os alunos participem dessas atividades, por isso nós ampliamos o serviço", afirmou.
Ana Cláudia ressaltou que o projeto contribui também para a participação cidadã e uma formação geral, além de estimular e incentivar que as crianças e adolescentes retornem ou permanecem na escola.
"O projeto oferece a proteção social como serviço de ação continuada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, assegurando espaços de referência e de participação, de relações de afetividade, de respeito e de autoridade que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais, o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública", destacou.
A secretária explicou ainda que o objetivo do projeto é estimular a convivência sócio familiar, socialização da criança e adolescente, proteção básica e prevenção de situação de risco.
"Por esse motivo, é oferecido aos usuários, atividades socioeducativas e oficinas para que esses vínculos familiares sejam criados e fortificados", disse.
De acordo com a secretária, são realizadas acolhidas aos usuários. No período da manhã é servido um café da manhã e espaço do projeto que dispõe de jogos de pebolim e tênis de mesa, enquanto os alunos aguardam o início das atividades.
"Já no período da tarde as crianças e adolescentes são recebidos com almoço, pois frequentam as atividades em período contrário ao horário escolar. Após o almoço, os alunos podem usar as mesas de jogos para um momento de lazer. Antes de irem embora é servido um lanche da tarde", disse.
A secretária finalizou ressaltando que para melhor atender as crianças e adolescentes, o projeto passará atender, a partir da próxima segunda-feira, na rua Pedro Pavanelli, 40.
"Nós vamos ampliar o projeto e também o número de crianças e adolescentes atendidos, por isso, necessitamos de um local maior para realizar as atividades que fazem parte do projeto. Nosso trabalho é focado em atendê-los da melhor maneira possível. Vale ressaltar que nós contamos com uma equipe de profissionais composta por monitor, auxiliar de atividades gerais, motorista, assistência social e psicóloga", finalizou.
Secretaria de Assistência Social vai ampliar o projeto para atender mais crianças