unidade de hidratação

Com o fim das férias de verão e início do ano letivo, a Secretaria de Saúde destaca a necessidade de os pais ou responsáveis verificarem a situação vacinal das crianças e adolescentes. A medida resulta do alerta divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, com base em relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), que aponta 18% de aumento nos casos de sarampo em 2022, após queda global na cobertura vacinal contra a doença.

O Sarampo é uma doença viral grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou pela aspersão de gotículas de saliva de uma pessoa doente. Por isso, a vacinação é a maneira mais efetiva de evitar a infecção.

As doses contra o sarampo estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Tupã. O cidadão pode receber atendimento em qualquer posto, a partir das 7h30, basta levar a caderneta de vacinação e um documento de identificação.

A imunização contra o sarampo exige duas doses, a primeira dada, normalmente, aos 12 meses de vida, com a tríplice viral (protegendo também contra a caxumba e a rubéola); e a segunda, aos 15 meses, com a tetra viral (que inclui ainda a prevenção à varicela). 

 No estado de São Paulo, o último caso da doença foi confirmado em maio de 2022. No entanto, segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda que uma atenção especial seja dada ao público menor de idade, medidas preventivas devem ser adotadas por pessoas de qualquer faixa etária, assegurando acesso às 19 vacinas disponíveis no SUS, que protegem o indivíduo em todos ciclos da vida.

“Nosso objetivo será sempre vacinar quem nunca foi imunizado, aplicar as doses de reforço, ou completar o esquema vacinal de quem não tomou todas as vacinas – seja contra o sarampo, seja outro vírus. As doses estão previstas no Calendário Nacional de Imunização, e são essenciais desde a infância até a idade adulta”, afirma.

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram