HUM TUPÃ


Cavalo é visto no meio da vicinal Antônio Lovato (Tupã x Parnaso)/Foto: Bruna de Pieri

A presença de animais de grande porte soltos nas ruas de Tupã é uma preocupação constante para moradores, motoristas e pedestres. Cavalos e bois, por exemplo, não podem ficar soltos nas ruas por representarem riscos à população, com a possibilidade de acidentes de trânsito ou acúmulo de rejeitos nas vias.

Em Tupã, a Lei Complementar (nº 410 e nº 414/2021) estabelece multas aos proprietários que deixam animais de grande porte soltos em praças, terrenos, ruas ou próximos de estradas. Essa medida visa não apenas garantir a segurança da população, mas também promover o respeito e a responsabilidade com relação aos animais, assegurando que estejam em ambientes apropriados e seguros.

O TupãCity questionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre quais ações estão sendo tomadas diante desse problema. De acordo com o secretário Israel Velloso "Tutu", nesta terça-feira (30) houve uma fiscalização nas proximidades do Bairro José Feliciano, identificando a presença de cavalos desacompanhados nas vias públicas.

Os animais recolhidos são levados para um abrigo municipal. Caso os proprietários sejam identificados, eles serão notificados e terão um prazo de 15 dias para retomar a tutela de seus animais. No entanto, quando a identificação imediata não é possível, esse prazo é estendido para 30 dias.

É importante ressaltar que, se após o período estipulado, não houver uma requisição por parte dos proprietários, a administração municipal tomará medidas para garantir o bem-estar dos animais. Nesse caso, os animais podem ser doados para entidades que oferecem tratamento de saúde, como equoterapia ou para órgãos protetores dos animais.

A comunidade é incentivada a denunciar a presença de animais em locais públicos ou casos de maus tratos, como animais abandonados, doentes, machucados ou com enforcadores, para o número (14) 3496-3346, disponível das 7h30 às 17h.

 

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram