CAMPANHA COLETA DE LIXO ORGÂNICO

Na última semana, foram confirmados 35 novos casos de dengue em Tupã. Desde o início do ano, foram confirmados 218 casos desde o início do ano. Além disso, 4 pessoas estão internadas na Santa Casa de Misericórdia e 7 óbitos são investigados como suspeitos da doença. Os dados constam no Boletim da Dengue emitido pela Prefeitura de Tupã nesta segunda-feira (1º).

Um novo óbito suspeito foi registrado na última semana. Um homem de 78 anos, com comorbidades, faleceu no dia 23 de março após apresentar sintomas da doença no dia 28 de fevereiro. A causa do óbito está sendo investigada pelo Instituto Adolfo Lutz. 

 

Sintomas

Atente-se aos principais sintomas da dengue: febre alta acima de 38,5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso o indivíduo apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores.

O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas.  

O Departamento de Entomologia e Endemias está realizando ações de bloqueio com a intensificação do trabalho de eliminação de criadouros e em seguida realizará ação de nebulização para evitar a propagação da doença na região.

O acesso ao boletim também pode ser feito no site da Prefeitura (www.tupa.sp.gov.br), clicando no menu “Saúde” e escolhendo a opção “Boletim Dengue”. Além destas informações, é possível visualizar gráficos e tabelas dos dados históricos da dengue em Tupã por meio da opção “Gráficos de Histórico da Dengue”, situada no final da página do boletim.

 

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram