HUM TUPÃ

A Prefeitura de Tupã inaugurou na manhã de quarta-feira (3) o novo prédio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), unidade aberta em 2022 para sanar a demanda de atendimentos da região leste. O equipamento leva agora o nome de Márcia Therezinha Brancalhão dos Santos. 

Instalado entre as ruas Idenolphi Semeguini e Domingos da Costa Lopes, (próximo à rotatória de acesso ao Conjunto Habitacional Papa João Paulo II), o local tem estrutura apropriada para oferta de serviços às cerca de 5 mil famílias moradoras dos 28 bairros daquela área de cobertura.

“Mais da metade da população de Tupã está na zona leste. Por isso, quero agradecer ao deputado federal, Luiz Carlos Motta, parlamentar muito presente em nossa cidade que, por procurar saber as necessidades locais, destinou verba específica de R$ 300 mil para início da obra”, afirmou o prefeito Caio Aoqui.

O município investiu ainda recurso próprio de aproximadamente R$ 300 mil, possibilitando entregar salas de atendimento, recepção, piso tátil para pessoa com deficiência visual, sanitários comuns e também adaptados com acessibilidade. Além disso, áreas de ampliação e uma estrutura para futuro estacionamento já estão projetados.
 
“Estou muito feliz por estar aqui hoje, como deputado estadual, e por ter ajudado Tupã com o envio dessa emenda que é uma indicação minha no Governo Federal feita ano passado. Em parceria com a prefeitura a gente conseguiu viabilizar essa verba muito importante para a população de Tupã. Sempre quando você manda uma emenda a intensão é ajudar as pessoas, parabéns ao prefeito que escolheu essa região para o CRAS, beneficiando quem mais precisa”, afirma o deputado federal Luiz Carlos Motta.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Telma Tulim, por meio do CRAS, a comunidade tem acesso a programas de transferência de renda, recebe acolhida, apoio e fortalecimento de vínculos sociofamiliares, visando diminuir situações de risco e a vulnerabilidade.

“Com equipe formada por profissionais da psicologia, assistência social, de apoio e limpeza, mais do que assistir pessoas em caso de dificuldades, nossa meta é sempre buscar a autonomia dos atendidos. E com muita alegria, esta nova sede lembra a história de Marcia Therezinha Brancalhão dos Santos, assistente social exemplar, que deixou uma memória de cuidado e dedicação que ficarão eternizados neste prédio”, disse Telma. 

A filha mais nova da homenageada, Bruna Giselle Brancalhão dos Santos Rocha, contou ter sido uma surpresa saber que o nome de sua mãe foi escolhido pelas colegas dela, assistentes sociais, como forma de reconhecimento pela competência e legado deixados. 

“Em julho fará 20 anos que ela faleceu. E mesmo após tantos anos sem a presença física dela, as pessoas ainda lembrarem quão importante foi o seu trabalho, me deixa sem palavras. Minha mãe foi muito presente, uma profissional responsável que amava e fazia tudo com prazer e de coração. Acho que esse carinho que ela tinha vai trazer para este ambiente uma energia incrível”, declarou a filha. 

Bruna falou em nome de Danielle Brancalhão dos Santos (filha mais velha da homenageada), que acompanhou do exterior a transmissão da solenidade de inauguração; de Joaquim Brancalhão dos Santos Rocha (neto); e de Ricardo Luís dos Santos (viúvo).

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Marcos Gasparetto, os vereadores Lucas Hatano, pastor Eliéser de Carvalho, Sandra Enfermeira, Claudinha do Povo e Antônio Brito; e do empresário Edson Schiavon.
 

QUEM FOI MARCIA THEREZA BRANCALHÃO DOS SANTOS

 
Márcia dedicou a vida a amparar, cuidar e levar esperança à muitas famílias. Sua atuação como assistente social na Prefeitura de Tupã começou em 1997, participando de projetos que ajudaram a resgatar a dignidade e a alegria de viver de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela contribuiu com a criação de ações como a IAFAN, CosturArte, projeto Migrante, Lavanderia “Roupa Na Vasca” e Plantão Social.

Mesmo após ser diagnosticada com câncer de pele aos 39 anos, e apesar das dores e efeitos colaterais do tratamento, ela seguiu trabalhando com o mesmo afinco, ética e empatia. Márcia Therezinha Brancalhão dos Santos faleceu em 2004, aos 41 anos.


 

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram