Os auxiliares docentes e funcionários administrativos da ETEC Professor Massuyuki Kawano anunciaram que realizarão um protesto no dia 29 de abril de 2024. A ação tem como objetivo sensibilizar o governo estadual e a direção do Centro Paula Souza para as reivindicações da categoria.
Reivindicações da categoria
Entre as principais reivindicações dos profissionais estão a revisão da carreira, implantada em 2014 e que, segundo a categoria, deixou de lado diversos direitos importantes. Os trabalhadores também reivindicam um conjunto de reformas que visam à valorização profissional e à melhoria das condições de trabalho.
De acordo com o comunicado divulgado pela categoria, o governo estadual rejeitou a proposta de revisão da carreira que está sendo estudada e não apresentou nenhuma previsão para que a revisão aconteça. Além disso, os trabalhadores alertam para a corrosão dos salários pela inflação, sem que haja qualquer sinalização de reposição das perdas.
"Ao mesmo tempo que a inflação continua corroendo nossos salários - após anos de arrocho - não há nenhuma sinalização de que o governo planeje repor nossas perdas!", afirma o comunicado.
A Pauta de Reivindicações da categoria foi protocolada pelo Sindicato em 12 de março de 2024, mas nenhuma negociação foi agendada até o momento.
Salários sem reajuste anual
Os trabalhadores também denunciam a falta de reajuste anual dos salários no Centro Paula Souza. "O salário do servidor público somente é reajustado se houver plano de carreira", explica o comunicado. "Como nosso plano de carreira é de 2014, que prevê um aumento de 5% a cada 2 anos, condicionado a atualização profissional, que é custeada pelo próprio servidor, esse aumento não repõe nem as perdas do período inflacionário."
Dificuldades financeiras
Essa situação, segundo a categoria, tem causado graves dificuldades financeiras para muitos servidores. "Com isso, muitos servidores estão passando por graves dificuldades financeiras", afirma o comunicado.
Pedido de apoio
Os auxiliares docentes e funcionários administrativos da ETEC Professor Massuyuki Kawano pedem o apoio da comunidade para suas reivindicações. "Do governo do estado e da direção do Centro Paula Souza, exigimos respeito! Da comunidade, pedimos o apoio. QUEREMOS A REVISÃO DA CARREIRA, REAJUSTE SALARIAL E NEGOCIAÇÃO DANOSSA PAUTA!", afirma o comunicado.
Manutenção da qualidade do serviço
Apesar das dificuldades, os trabalhadores garantem que continuarão a oferecer um serviço público de qualidade aos alunos da ETEC. "De nossa parte, seguiremos fazendo o que sempre fizemos: serviço público de qualidade, educação profissional e tecnológica de excelência na nossa Etec!", finaliza o comunicado.