Procon atende cerca de 700 casos no primeiro trimestre
08/04/2017 Os atendimentos abrangem consultas, orientações, reclamações, atendimentos telefônicos e envios de carta de informação preliminar
O Procon de Tupã, órgão vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, divulgou um balanço de atendimentos realizados desde o início do ano de 2017.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, somente nos primeiros 3 meses foram registrados aproximadamente 700 atendimentos preliminares, abrangendo consultas, orientações, reclamações, atendimentos telefônicos e envios de carta de informação preliminar.
Segundo Marcus, a área que liderou os atendimentos foram os pedidos de orientações relativos ao direito do consumidor e atendimentos referentes a problemas com empresas de telefonia, cobranças indevidas, garantia de produtos com defeitos bem como orientações relativas a serviços bancários.
"Geralmente temos um grande número de pedidos de orientação sobre os direitos do consumidor e prestação de serviços que é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, abrangendo os de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária", disse.
De acordo com o secretário, o crescimento no número de atendimentos se deve ao novo modelo de gestão que está sendo oferecido à população de Tupã, isto é, capacitando seus servidores e trazendo uma política de esclarecimento e conscientização da legislação para o consumidor.
"Os consumidores estão cada vez mais informados e preparados para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia. O Procon também desenvolve trabalhos de conscientização com os fornecedores, que têm respeitado mais os diretos dos consumidores. Nosso interesse é reforçar os trabalhos de educação para o consumo consciente, e reduzir ainda mais o número de consumidores que recorrem ao Procon", completa.
Ele explica ainda que o trabalho do Procon é voltado para as questões que envolvem relação jurídica de consumo, regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor.
"O PROCON dedica-se à proteção e defesa dos direitos dos consumidores atuando no atendimento às reclamações e promovendo a educação para o consumo. Dessa forma os serviços oferecidos pelo órgão são divididos em simples consulta, pelo qual o consumidor busca o órgão para orientação a respeito de dúvidas relativas aos seus direitos, sem necessidade de contatar qualquer fornecedor; atendimentos preliminares, onde o técnico realiza uma intermediação entre fornecedor e consumidor; e a carta de informação preliminar (CIP) que tem o objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre o problema apresentado pelo consumidor, visando à solução do caso de modo ágil, eficaz e informal", ressaltou.
Para finalizar, o secretário ainda contou que por te tratar de um órgão municipal, o atendimento realizado pelo PROCON é direcionado aos moradores de Tupã e também a qualquer pessoa que tenha realizado uma relação de consumo no Município.
Atualmente o Procon atende das 7h30 às 17 horas, sem interrupções para almoço. O órgão está localizado na Avenida Tapuias, n° 907, no prédio onde se localiza a Secretaria Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, sala 9, ao lado da escola "Helena Pavanelli".
Procon está funcionando no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico