Banner obra

Tupã, assim como a maioria das cidades em todo o país, está passando por uma situação de seca severa neste início de setembro. De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET), a umidade do ar na cidade tem ficado entre 9% e 13% nos últimos dias. Parece difícil de acreditar, mas esse nível de umidade é inferior ou semelhante ao registrado no deserto do Saara.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que a umidade do ar fique em torno de 70%. No deserto do Saara, por exemplo, no norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%. No Brasil, 244 cidades registraram índices menores ou iguais a na semana passada.


Com calor de 40ºC, Tupã tem umidade do ar comparável a de desertos/Foto: Bruna de Pieri

Uma massa de ar excepcionalmente seca atua sobre o Brasil neste momento. Que se registre baixa umidade no Centro do Brasil em agosto e setembro é absolutamente normal, mas o país vive uma estiagem prolongada e a estação seca começou mais cedo neste ano e com baixa frequência de frentes frias alcançando o Centro do país.

Frente fria

O Climatempo prevê que o calor intenso deve continuar até a próxima quinta-feira, 12 de setembro. A partir do dia 19 de setembro, uma frente fria significativa deve avançar, trazendo temperaturas mais amenas e possíveis melhorias para a atmosfera.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para cidades do interior de São Paulo, incluindo Tupã. O aviso, válido até a noite de amanhã, 10 de setembro, indica que as temperaturas estarão cerca de cinco graus acima da média para esta época do ano. Esta semana está entre as mais quentes de setembro. Os termômetros devem marcar 40ºC durante a semana em Tupã, chegando aos 41ºC no sábado.

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram